Novo Festival Encantado prioriza população de Guararema, diz prefeito
Cidade costumava reunir mais de 700 mil pessoas; Novo formato foi pensado para maior conforto e acesso da própria população
04/12/2025 22h06, Atualizado há 6 horas
Decorações de natal no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello | Foto: Victória Freitas
O Festival Encantado de Guararema chega neste ano com um formato renovado. Segundo o prefeito, as mudanças na proporção do evento foram pensadas especialmente para atender às demandas da população local e garantir uma programação mais acessível, organizada e alinhada ao que os moradores esperam das celebrações do fim de ano.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Guararema deu início a programação de atrações natalinas na noite desta quinta-feira (4), a inauguração do novo formato de atividades e decorações aconteceu em dois pontos na região central do município, o estacionamento do Recanto do Américo e o Parque Deoclésia.
As duas praças contam com decorações e luzes de natal, além de praça de alimentação, feira de artesanatos e palco com música ao vivo. O secretário de cultura e turismo, Mateus Sartori, reforçou a mudança do evento e as principais atividades do Festival Encantado. “Estamos focando a estrutura para atender principalmente o guararemense, e claro, receber bem os nossos visitantes. Preparamos dois espaços com praticamente a mesma estrutura, mais de 50 shows de artistas da cidade serão realizados até o dia 4 de janeiro e o espaço gastronômicos também com empreendedores da cidade de Guararema” compartilha.
O secretário afirma ainda que o antigo evento conhecido como Guararema Cidade Natal, realizado até 2023, impactava diretamente na estrutura da cidade, por isso, foi desenvolvido uma nova opção que também gerasse empregos, renda e movimentação econômica na cidade, mas impactasse menos na vida dos moradores.
Os locais funcionam das 18 às 23 horas às quintas-feiras; das 18h à meia-noite às sextas-feiras; das 12h à meia-noite aos sábados; e das 12 às 23h aos domingos.
O chefe do executivo, José Luiz Eroles Freire, reforça que o novo formato da atração foi pensada para garantir os acessos da própria população. “Nós fizemos eventos grandiosos do natal para fora, para que o turista viesse, só que a cidade ficava muito cheia. A população do centro da cidade não conseguia chegar em casa, a população das regiões norte e sul, se precisassem vir até a Santa Casa, não conseguiam chegar. Esse novo formato vem em respeito a população“.
Quando se fala sobre a expectativa de público, tanto o prefeito quando o secretário apontam que ainda não há como estimar um número exato, pois no último festival realizado em 2023, ainda no antigo formato, as atrações reuniram mais de 700 mil visitantes na cidade. “Queremos um evento com menos pessoas, não sabemos quantas ainda, esse é o primeiro ano, mas os comerciantes e a população estão felizes“, afirma José.