Agenda da vacina +43 é reaberta em Mogi; imunizante da Janssen tem dose única
Acaba de ser reaberto o agendamento no Clique Vacina, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para imunização contra a Covid-19 para moradores com 43 anos ou mais. O diferencial da agenda desta segunda-feira (28), que foi aberta às 14 horas, é a disponibilidade dos imunizantes da Janssen na cidade, a única vacina aplicada em dose […]
28/06/2021 14h11, Atualizado há 62 meses
Acaba de ser reaberto o agendamento no Clique Vacina, da Prefeitura de Mogi das Cruzes, para imunização contra a Covid-19 para moradores com 43 anos ou mais. O diferencial da agenda desta segunda-feira (28), que foi aberta às 14 horas, é a disponibilidade dos imunizantes da Janssen na cidade, a única vacina aplicada em dose única disponível no país.
Quem acessa o site também encontra agendamentos disponíveis para receber as 1° doses dos imunizantes da Pfizer e da Astrazeneca.
O primeiro lote de vacinas da Janssen chegou à região no último sábado (26). Para Mogi das Cruzes foram destinadas 3.410 doses da vacina, a primeira aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o regime de imunização de apenas uma dose.
Hoje, assim como no meio deste mês de junho, moradores voltam a relatar instabilidade no Clique Vacina. Os problemas são frequentes nos horários quando uma nova agenda é aberta.
Como funciona?
O agendamento é obrigatório para o recebimento da dose. No dia da vacinação, que acontecerá na quarta (30/6) e quinta-feira (01/7) é necessário comparecer ao local portando documento com foto, CPF, comprovante de endereço e comprovante de agendamento do Clique Vacina.
Para diminuir o tempo de espera, todos os grupos podem realizar o cadastro no Vacina Já, sistema do Governo do Estado de São Paulo, acessando o www.vacinaja.sp.gov.br . Para os profissionais que precisam do QR Code, como motoristas, cobradores e profissionais de Educação, o agendamento é obrigatório para o recebimento da autorização e orientação sobre o município de vacinação.
Janssen
Mogi das Cruzes recebeu 3.410 doses da vacina Janssen no último final de semana. O principal diferencial deste imunizante em relação aos demais já disponíveis é a necessidade de apenas uma dose, atingindo eficácia de até 85% para casos graves da doença depois de 28 dias da aplicação.
Esta vacina foi produzida com adenovírus humano e por tecnologia de DNA recombinante. Elas virão em ampolas com 5 doses de 0,5ml cada em suspensão pronta para o uso, sem necessidade de diluição, como é o caso da vacina da Pfeizer. Isso facilita o uso das vacinas deste fabricante para drive-thrus, por exemplo.
Parte desse novo lote já está sendo destinada à vacinação de pessoas em situação de rua. O trabalho começou nesta manhã no Pró-Hiper. “Fizemos essa opção por conta dessas pessoas não ficarem em abrigos fixo, evitando uma possível dificuldade para aplicação da segunda dose”, explica a secretária municipal de Saúde, Andréia Godoi.
Com esse primeiro lote da Janssen, Mogi das Cruzes passa de 227 mil doses já recebidas, somando de outros laboratórios (Astrazeneca, Coronavac e Pfizer). Até esse momento, o município já aplicou 158.942 primeiras doses e 49.193 segundas doses.