Suzano: moradores do Distrito de Palmeiras reclamam de falta de canalização, roçagem e descarte irregular em córrego
Situação acontece na rua José de Araújo Júnior, onde passa o Córrego das Lavras
19/06/2026 16h03, Atualizado há 1 hora
Falta de roçagem do mato é uma das reclamações dos moradores | Foto: Geovanna Albuquerque/O Diário
A população que mora na rua José de Araújo Júnior, no Parque Buenos Aires e Vila Fátima, no Distrito de Palmeiras, em Suzano, reclama da falta de canalização e roçagem, além do descarte irregular de lixo no Córrego das Lavras, que passa ao lado da rua José de Araújo Júnior.
De acordo com as reclamações, os prejuízos são grandes em épocas chuvosas. Por conta do mato alto, o escoamento das águas é prejudicado, causando alagamentos e a proliferação de ratos, baratas e mosquitos da dengue.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
“Peguei oito ratos na minha casa. Armei a ratoeira todas as noites e cada dia peguei um”, disse Claudia Roberta da Silva, moradora da rua. Ela afirma, ainda, que é necessária a contratação de um profissional para fazer a roçagem no mato, serviço que demora para ser feito pela Prefeitura.
A canalização do Córrego das Lavras e a construção de muros de contenção nas margens do riacho são as reivindicações de Gabriel Morgado, que entende que as ações trariam melhoras no escoamento de água e na diminuição do descarte irregular.
“A canalização desde a ponta do córrego na rua era essencial para a dignidade do povo”. Ele ressaltou que os problemas resultam em crescimento da população de animais que podem prejudicar a saúde da população. “O descarte de lixo muito grande cria rato, barata e coloca a saúde em risco. Já tiveram casas que foram invadidas por mosquito da dengue e vai passando de um vizinho para outro”, disse.
Posicionamento da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Suzano disse que a região foi incluída na programação de zeladoria da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos. O local irá receber serviços de varrição, capinação, limpeza de bueiros e retirada de materiais descartados de forma irregular na próxima semana.
Em relação à canalização do Córrego das Lavras, a Secretaria de Meio Ambiente disse que adota a diretriz de preservação dos cursos d’água naturais. Ou seja, a pasta evita intervenções que promovam aterramento ou transformação nas galerias subterrâneas. O córrego deve receber, neste segundo semestre, serviços de desassoreamento.
Sobre os descartes irregulares de lixo, a administração disse que existem projetos para a construção de um ecoponto na região sul da cidade. A Secretaria de Meio Ambiente está realizando estudos para definir o local mais adequado para receber a estrutura.
A Prefeitura reforçou que existe a operação “Cata-Treco”, que atende mediante solicitação pelo WhatsApp (11) 99650-8973. Além disso, a administração destacou que o Departamento de Fiscalização de Posturas de Suzano notifica os responsáveis flagrados realizando descarte irregular de resíduos. Em caso de reincidência, é aplicada multa de 200 Unidades Fiscais do Município (UFMs), o que corresponde atualmente a R$ 1.002,04.