Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

2º dia de greve: linhas de trem continuam paralisadas e sistema Paese é ampliado

Sindicato cobra uma garantia da manutenção de empregos dos trabalhadores da CPTM, mas governo diz que não há demissões em curso

Por Fabricio Mello
05/08/2026 08h30, Atualizado há 1 hora

Estação de Suzano durante a greve | Reprodução/Redes sociais

As Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade amanheceram paralisadas novamente nesta quarta-feira (5). A greve dos funcionários da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entrou no seu segundo dia após o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil decidir manter a paralisação.

Segundo a entidade, o Governo do Estado ainda não deu uma “garantia concreta por escrito, de manutenção dos empregos de todos os trabalhadores da CPTM”, principal reivindicação dos ferroviários para cessar a greve. No entanto, em nota à imprensa, o Governo de São Paulo afirma que não há demissões em curso e que a motivação da greve é “sem fundamento”. Segundo o texto, tanto a CPTM quanto o governo mantiveram diálogo aberto com a entidade.

Já segundo o comunicado divulgado pelo Governo de São Paulo para esta quarta-feira, as três linhas operam parcialmente, com circulação na Linha 11 entre Palmeiras-Barra Funda e Guaianases, entre Brás e Engenheiro Gourlart na Linha 12, e Aeroporto-Guarulhos e Engenheiro Goulart na Linha 13.

O sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) voltou a ser acionado e, ainda segundo o governo, foi ampliado para 195 ônibus, sendo 95 ônibus para atender a Linha 11- Coral, 90 na Linha 12-Safira e 10 na Linha 13-Jade. Os ônibus operam nos trechos das estações fora da área de circulação dos trens.

No primeiro dia de greve, nesta terça-feira (4), cerca de 1 milhão de passageiros foram afetados pela paralisação e, na capital paulista, houve registro de 720 quilômetros de congestionamento durante a manhã, ainda conforme o balanço do governo estadual. Na região, estações amanheceram fechadas e usuários do sistema de transporte enfrentaram filas e lotações para se locomover.

Mais noticias

Nascem os dois primeiros bebês da Maternidade de Mogi das Cruzes

Torta vegetariana proteica: 3 receitas ricas em proteínas para o jantar

Síndrome do Intestino Irritável: entenda como as emoções podem desencadear os sintomas 

Veja Também