13 estudantes do Alto Tietê são selecionados para programa de intercâmbio em 2027
Estudantes devem embarcar no primeiro semestre do próximo ano para a Austrália, Canadá, Irlanda e Nova Zelândia
17/09/2026 12h51, Atualizado há 3 horas
500 alunos foram selecionados para o programa de intercâmbio | Divulgação/Governo de SP
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) liberou nesta semana a lista dos 500 estudantes selecionados para o intercâmbio do programa Prontos pro Mundo em 2027. Na região do Alto Tietê, foram 13 estudantes classificados para o programa, que devem embarcar para a Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido no ano que vem.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Na região, os estudantes são das cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis e Suzano.
A classificação está disponível no portal da Secretaria da Educação e no site do programa. Na publicação, os selecionados já conseguem verificar o seu país de destino.
A partir de agora, os 500 estudantes selecionados têm até o dia 21 de setembro para confirmar sua participação no intercâmbio e apresentar às suas escolas documentos como: termo de compromisso dos responsáveis legais pelo estudante e do próprio estudante, termo de ciência para revalidação e equivalência de estudos durante o período fora e termo de compromisso para que os estudantes atuem como embaixadores do Prontos pro Mundo em suas cidades e também no local de destino.
Sobre o processo seletivo
Concorreram às 500 vagas do intercâmbio mais de 50 mil estudantes matriculados na 1ª série do Ensino Médio da rede estadual. Foram classificados para a prova de seleção, os alunos que:
- Frequentam a rede pública de ensino desde o 6º ano do Ensino Fundamental;
- Fizeram o Saresp no ano passado, quando estavam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental;
- Fizeram o curso de inglês da Open English;
- Foram aprovados na prova de proficiência em língua inglesa;
- Obtiveram frequência escolar a partir de 90% no primeiro semestre deste ano nas aulas regulares; e
- Registraram nota 7 ou superior em todas as disciplinas da matriz curricular.
Os estudantes chamados são divididos em duas listas: por município e classificação geral. Inicialmente, o Prontos pro Mundo classifica um estudante representante de cada município paulista. As vagas das cidades sem alunos aptos a concorrer pelo intercâmbio foram destinadas à distribuição pelos principais critérios do programa (nota do Saresp e nota da prova do Prontos pro Mundo) por ordem de classificação.