Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Alto Tietê pede apoio do Estado na ampliação de leitos hospitalares

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) solicitou o apoio do Governo do Estado na “imediata ampliação da capacidade de atendimento hospitalar na rede de saúde pública do Alto Tietê para dar vazão à demanda de casos Covid-19 e de pacientes com sintomas gripais e síndromes respiratórias”. A medida foi deliberada pelo […]

Por O Diário
12/01/2022 15h55, Atualizado há 55 meses

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) solicitou o apoio do Governo do Estado na “imediata ampliação da capacidade de atendimento hospitalar na rede de saúde pública do Alto Tietê para dar vazão à demanda de casos Covid-19 e de pacientes com sintomas gripais e síndromes respiratórias”. A medida foi deliberada pelo Conselho de Prefeitos realizada no final da tarde desta terça-feira (11). 

Durante a reunião, os prefeitos discutiram o aumento no registro de casos confirmados de Covid-19. De acordo com levantamento do Condemat a região registrou, de 28 de dezembro a 10 de janeiro, 2.384 casos confirmados de Covid-19, o que corresponde a um aumento de 961% em relação aos 14 dias anteriores.

LEIA TAMBÉM: Aumento de casos de Covid-19 é resultado do relaxamento no fim do ano, avalia Téo Cusatis

Mogi das Cruzes aguarda pela chegada de 25 mil testes de Covid

Já os atendimentos de pacientes com sintomas gripais também tiveram alta de 60% a 80% nos municípios desde o fim de dezembro, o que tem sobrecarregado as unidades de saúde.

“Com essa alta nos novos casos de Covid-19 e o surto de Influenza, as unidades dos municípios estão ficando sobrecarregadas, por isso solicitamos com urgência a imediata ampliação de leitos de gestão estadual para atender à crescente demanda”, destacou o presidente do CONDEMAT e prefeito de Guarulhos, Guti, que sugeriu a reativação dos leitos do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes, que dispõe de estrutura hospitalar que pode garantir assistência necessária à população da região do Alto Tietê.  

Segundo nota divulgada para a imprensa pelo Condemat, os prefeitos discutiram ainda estratégias para a imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Segundo comunicado da coordenadora da Câmara Técnica de Saúde, Adriana Martins, a expectativa é de que os municípios recebam o primeiro lote de doses neste final de semana, porém, o quantitativo esperado é muito inferior às necessidades dos municípios.

“Não temos dados oficiais, porém existe uma projeção de que a nossa região receba de 12 a 15 mil doses nesta primeira etapa, o que é insuficiente para atender à demanda e o que indica que será uma campanha à conta-gotas. De qualquer forma os municípios estão preparados para iniciar a imunização infantil assim que as vacinas chegarem”, disse Adriana em comunicado para a imprensa. 

“Para minimizar os impactos causados pela vacinação lenta, os prefeitos avançam com a estratégia de abertura de cadastramento do público-alvo, para a convocação das crianças a serem imunizadas à medida em que forem disponibilizadas as doses e obedecendo o que diz o documento técnico do Plano Estadual de Imunização (PEI), com atendimento por faixa etária e comorbidades”, informou o Condemat. 

Saúde e Educação

Na manhã desta quarta-feira (12) técnicos da Saúde e Educação dos 12 municípios do Condemat reuniram-se para avançar nas estratégias de imunização infantil contra a Covid-19.

Até o momento, todos os municípios descartam que a vacinação ocorra no ambiente escolar.

“Com as informações que temos, percebemos que teremos uma campanha longa e extremamente fragmentada, por isso o é ideal é que seja priorizada a estrutura de saúde já adotada em cada município, evitando o deslocamento das equipes que estão desfasadas. Neste primeiro momento, até por conta da proximidade do início do ano letivo, as escolas não serão utilizadas para a vacinação”, destacou o coordenador da Câmara Técnica de Saúde, Leandro Bassini.

Técnicos dos municípios relataram que devem utilizar os espaços de saúde já existentes, porém adotar estratégias como a disponibilização de dias e horários específicos para a imunização infantil, respeitando a orientação de que estes espaços sejam de uso exclusivo para a vacinação do público.

Mais noticias

Guararema realiza XV Open de Taekwondo neste domingo (16)

Confira o calendário do Vestibulinho das Etecs para o primeiro semestre de 2027

Prepare o coração: 3 signos que podem ter surpresas no amor neste fim de semana

Veja Também