Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Comerciantes de Mogi organizam manifestação para a manhã desta quinta-feira

Os donos de bares, lanchonetes e restaurantes de Mogi das Cruzes deram início a uma movimentação para organizar uma carreata que está marcada para acontecer às 9 horas desta quinta-feira (28), partindo da Avenida Cívica. Com o lema “essa conta não é nossa” os empresários pedem a liberação do funcionamento desses estabelecimentos, além de academias e […]

Por O Diário
27/01/2021 11h18, Atualizado há 66 meses

Os donos de bares, lanchonetes e restaurantes de Mogi das Cruzes deram início a uma movimentação para organizar uma carreata que está marcada para acontecer às 9 horas desta quinta-feira (28), partindo da Avenida Cívica. Com o lema “essa conta não é nossa” os empresários pedem a liberação do funcionamento desses estabelecimentos, além de academias e eventos. Segundo os organizadores, a ideia é mostrar apoio à Prefeitura contra o Plano SP, do Governo do Estado.

“Decidimos isso na noite de ontem (26) e vamos vai ser uma carreata pacífica, sem políticos. O intuito é tentar se aproximar mais do prefeito, Caio Cunha, para poder ajudá-lo a se fortalecer contra o Governo Estadual, contra as medidas do Plano São Paulo. Temos grupos com mais de 200 pessoas, então acredito que vamos alcançar, no mínimo, 100 carros participando. Estão envolvidos também músicos, garçons, seguranças, todo mundo que faz parte do serviço noturno”, conta Clayton Rodrigues, proprietário do Opera Mix.

Até a manhã de hoje (27), o município estava com 73,8% de ocupação dos leitos hospitalares voltados para a Covid-19. Segundo Clayton, o alto índice se dá pelo grande número de pessoas de outras cidades que vêm fazer o tratamento em Mogi. Esse é um dos motivos pelos quais os organizadores acreditem que não seja justo o fechamento do comércio local e por isso dizem que “essa conta não é nossa”.

Presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Mogi e Região, Valterli Martinez, explica que a entidade tem apoiado o protesto, porque esse é um interesse da categoria. Entretanto, disse que a parceria só seria firmada caso a Prefeitura desse o aval para que a carreata acontecesse, tendo isolamento do entorno e acompanhamento da Guarda Municipal e da Polícia Militar. O ofício fazendo o requerimento e detalhando o projeto deverá ser enviado à Administração Municipal até a tarde de hoje.

“O pessoal dos bares e restaurantes pediu nosso apoio, ontem tivemos reunião e queremos apoiar, porque é um pleito do comércio também. A gente entende que não é culpa do comércio a disseminação do vírus. Queremos que a Prefeitura tenha mais autonomia sobre o Estado e por isso vamos às ruas. Mas queremos também que seja tudo bem organizado”, finaliza Martinez.

Fase Vermelha

Na segunda-feira (25), o Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômica se reuniu para discutir o decreto municipal que diz respeito às restrições por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em seu artigo 1º, o documento define que “ficam autorizados, nos termos do Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, com suas posteriores atualizações, a partir do dia 25 de janeiro corrente, nos dias úteis de segunda à sexta-feira, no horário das 20h às 6 horas, exclusivamente, o funcionamento das atividades e serviços considerados essenciais no Município de Mogi das Cruzes, conforme medidas restritivas da Fase 1 – Vermelha do Plano São Paulo”.

O decreto também determina que bares, lanchonetes, padarias e restaurantes localizados no interior de postos de combustíveis e derivados poderão atender ao público mediante serviços de entrega (“delivery”), “drive thru” e venda presencial, observadas as recomendações das autoridades sanitárias, e vedado, unicamente, o consumo no local, conforme disposto na Deliberação nº 6, de 30 de março de 2020, do Comitê Administrativo Extraordinário Covid-19

Mais noticias

Decoração de inverno: 5 dicas para deixar a casa mais quente e aconchegante

CPTM descarta sabotagem em trem que pegou fogo no Brás nesta quinta-feira (23)

Liberação pelo CFM do Plasma Rico em Plaquetas representa avanço na Medicina Regenerativa, avalia ortopedista do Imot

Veja Também