Em Mogi, uma muda de árvore deve ser plantada a cada nascimento de bebê
Um muda de árvore deve ser plantada a cada registro de nascimento de criança em Mogi das Cruzes. Esta é a proposta do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária da última quarta-feira (20). A iniciativa é da vereadora Fernanda Moreno (MDB) e tem como objetivo incentivar a preservação do meio ambiente […]
24/10/2021 10h57, Atualizado há 58 meses
Um muda de árvore deve ser plantada a cada registro de nascimento de criança em Mogi das Cruzes. Esta é a proposta do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal na sessão ordinária da última quarta-feira (20).
A iniciativa é da vereadora Fernanda Moreno (MDB) e tem como objetivo incentivar a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental.
“As árvores são indispensáveis na natureza por possuírem diversas finalidades. Elas auxiliam na purificação e umidade do ar, pois agem como sequestradoras de CO2, capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera. Além disso, as árvores trazem outros benefícios para vários ecossistemas e espaços públicos”, argumentou, no documento apresentado ao plenário.
A proposta determina que os pais da criança nascida recebam a muda de árvore em até 90 dias do nascimento. Eles poderão plantá-la em locais sugeridos pelo município, preferencialmente em áreas públicas. Após o plantio, a criança receberá um certificado “Criança amiga da natureza”.
A proposta ganhou apoio dos vereadores da Câmara de Mogi. “Uma ideia inteligente, um projeto que não custa praticamente nada porque temos um viveiro de plantas em nossa cidade. A nossa cidade e outras várias cidades do Brasil necessitam de árvores, de plantas, de verde”, ressaltou Iduigues Martins (PT).
O vereador Marcos Furlan (DEM) também destacou a importância da iniciativa. “É a conscientização, a forma de levar uma vida melhor às pessoas. Quando um casal tem o seu bebê e pode receber uma muda de árvore isso mostra o nascimento de uma nova vida. A árvore é uma questão essencial para o meio ambiente”, pontuou.