Mogi intensifica ações de prevenção ao Aedes aegypti
Mogi das Cruzes está participando da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, que acontece de 20 a 25 de março em todo o Estado de São Paulo. A equipe do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando ações junto aos estabelecimentos de ensino, associações de […]
20/03/2023 15h18, Atualizado há 31 meses
Mogi das Cruzes está participando da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, que acontece de 20 a 25 de março em todo o Estado de São Paulo. A equipe do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando ações junto aos estabelecimentos de ensino, associações de moradores de bairro e equipamentos de saúde.
A campanha iniciada nesta segunda-feira (20) intensifica o trabalho que em Mogi das Cruzes é realizado de forma permanente. “Nossos agentes promovem visitas, bloqueios e ações educativas o ano inteiro. Nessa época, os cuidados precisam ser redobrados por conta da chuva e do calor, que são ambientes favoráveis para a proliferação dos mosquitos”, explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta os munícipes a estabelecerem uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti. Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos”.
Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:
– O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;
– É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
- Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
– Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;
– Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.
– Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).