Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Moradores cobram limpeza de piscinão e de áreas próximas aos rios de Mogi

Para evitar problemas de alagamentos no município, a Prefeitura de Mogi informa que elaborou um cronograma de obras para proceder periodicamente a limpeza do piscinão do Parque Santana e das margens de outros rios que cortam a cidade, como o Ribeirão Ipiranga. O período de fortes chuvas reacende as preocupações de famílias que residem ao […]

Por O Diário
26/10/2020 15h03, Atualizado há 69 meses

Para evitar problemas de alagamentos no município, a Prefeitura de Mogi informa que elaborou um cronograma de obras para proceder periodicamente a limpeza do piscinão do Parque Santana e das margens de outros rios que cortam a cidade, como o Ribeirão Ipiranga. O período de fortes chuvas reacende as preocupações de famílias que residem ao lado de outros córregos e rios, em região como o centro, Jundiapeba, Jardim Rodeio e outras.

A execução dos serviços foi solicitada pela Câmara de Mogi, por vereadores que recebem reclamação de pessoas residentes nessas áreas.

A autônoma Solange Mateus Almeida, que mora perto do piscinão, conta que os problemas são maiores na temporada de calor e das chuvas, “porque além dos perigos de enchentes, aumentam também a quantidade de insetos, baratas, ratos e outras pragas”. A vendedora ambulante Claudia Maria Andrade trabalha nas proximidades e também reclama que “o odor é insuportável”.

Plano de Limpeza

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos esclarece que tanto a limpeza do piscinão, como a roçada das margens do Ribeirão Ipiranga, fazem parte dos serviços periódicos executados pelas equipes da Pasta.

De acordo com a Prefeitura, especificamente no piscinão, primeiramente é feita a raspagem e, num segundo momento, após o tempo necessário para secagem, procede-se com a remoção dos sedimentos. A Pasta de Serviços Urbanos afirma que essa ação foi feita recentemente e que já está prevista para as próximas semanas a segunda etapa, que é a remoção dos sedimentos.

O Ribeirão Ipiranga, segundo a Secretaria Serviços Urbanos, também consta no cronograma de roçada de margens de rios e córregos da cidade. A Pasta alega que os serviços são executados com uma periodicidade aproximada de 60 em 60 dias. Em função da pandemia, essa periodicidade sofreu uma alteração, porém agora as equipes se reorganizando para retomar o cronograma regular.

O piscinão do Parque Santana tem um papel fundamental enquanto regulador do volume das águas pluviais que chegam à região central da cidade, principalmente nas regiões da Praça da Bandeira e Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, pois retém um grande volume e minimiza a ocorrência de alagamentos.

O reservatório tem capacidade para até 90 milhões de litros de água e também funciona no controle de transbordamentos do Rio Tietê, em especial na época de chuvas fortes, pois regula a quantidade de água que cai no Ribeirão Ipiranga, um dos principais afluentes do Tietê.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta ainda que o Centro de Controle de Zoonoses, mantém serviços de desratização e desinsetização para áreas públicas, como margens de rios e córregos, realizado normalmente no período de estiagem. Existe também ações de combate a animais peçonhentos e todos os serviços podem ser solicitados por qualquer munícipe pela Ouvidoria (162 ou 156) ou pelo site:

http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/pagina/secretaria-de-saude/servico/animais/desinsetizacao

 

Mais noticias

Santa Isabel recebe concurso de bandas e fanfarras neste domingo

Procon de Mogi alerta para golpe que promete devolução de valores na conta de luz

14ª edição do 'Dia Mundial do Rock' acontece neste domingo (19), em Arujá

Veja Também