Registros de roubos e estupros em Mogi caem na comparação com 2021
Os registros de crimes como estupros e roubos nas delegacias de Polícia de Mogi das Cruzes, em fevereiro de 2022, apresentaram queda na comparação com o mesmo período de 2021, apontam dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), divulgados na última sexta-feira (25). No mês passado, a cidade registrou cinco […]
27/03/2022 07h10, Atualizado há 53 meses
Os registros de crimes como estupros e roubos nas delegacias de Polícia de Mogi das Cruzes, em fevereiro de 2022, apresentaram queda na comparação com o mesmo período de 2021, apontam dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP), divulgados na última sexta-feira (25).
No mês passado, a cidade registrou cinco estupros – todos referentes a “vulneráveis”. Já em fevereiro de 2021 foram notificados 10 estupros – todos também referentes a vulneráveis.
Em 2022, a cidade já soma 12 estupros, ou seja, também houve uma pequena queda na comparação com os casos registrados em janeiro último (7). De janeiro a fevereiro de 2021 o número de registros do crime chegava a 29.
Já os registros de roubos caíram de 110 em 2021, para 90 em 2022 – consolidando redução de 18% nos indicadores.
Considerando apenas os roubos de veículos também houve queda, de 25 para 12 – redução de 52%. Esse foi o menor número de veículos roubados na cidade desde agosto de 2021, quando também 12 carros, motos e caminhões foram subtraídos de seus donos.
Mas, na contramão disso subiram os registros de furtos de veículos. Em fevereiro de 2021, foram 35 registros do delito na cidade. Já no mesmo mês deste ano o crime aumentou 28%, passando para 45 ocorrências notificadas, apontam os dados da SSP.
Em paralelo, os ‘furtos gerais’ também subiram na cidade. passando de 253 em fevereiro de 2021, para 285 no mesmo mês de 2022 – representando uma elevação de 12%.
Até agoro, os dados apontam que Mogi já registrou 587 furtos em 2022. Os dados, apesar de terem subido na comparação com fevereiro de 2021, caíram em relação a janeiro de 2021, quando houve 302 furtos. Esse tipo de crime costuma aumentar no início dos anos, quando bandidos se aproveitam de famílias que estão em férias.
Assim como no ano passado, a cidade não notificou latrocínios ou roubo a bancos em fevereiro último.
Em ambos os meses, a cidade notificou dois homicídios dolosos.
Panorama estadual
O Estado de São Paulo terminou o segundo mês deste ano com redução de roubos em geral e a bancos e nos casos de estupros, informa a SSP.
No mês passado, os roubos em geral tiveram queda de 4,4% na quantidade de casos. O indicador passou de 18.983 para 18.153 – 830 ocorrências a menos.
Os roubos a bancos apresentaram recuo de dois casos em fevereiro. O número caiu de três para um. É o menor número da série histórica, iniciada em 2001.
Os estupros também diminuíram. Em fevereiro deste ano houve 931 ocorrências desta natureza, contra 983 em igual mês de 2021 – recuo de 5,3%.