Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Reservatório do Museu da Energia de Salesópolis sofre incêndio; vandalismo é investigado

A área do reservatório da unidade do Museu da Energia de Salesópolis sofreu um incêndio – que possivelmente foi obra de vândalos. No local, placas informativas sobre a área de proteção foram arrancadas e bloqueios de acesso quebrados. O fogo, de origem ainda desconhecido,se apagou sozinho – e foi extinguido quando chegou próximo a água do brejo, […]

Por O Diário
25/07/2021 10h12, Atualizado há 61 meses

A área do reservatório da unidade do Museu da Energia de Salesópolis sofreu um incêndio – que possivelmente foi obra de vândalos. No local, placas informativas sobre a área de proteção foram arrancadas e bloqueios de acesso quebrados. O fogo, de origem ainda desconhecido,se apagou sozinho – e foi extinguido quando chegou próximo a água do brejo, evitando maiores danos. Ninguèm ficou ferido, já que a área normalmente não possui circulação de pessoas. O incidente aconteceu na última terça-feira (20), e reforça a importância da preservação ambiental, já que a área tem grande importância para a fauna e flora não apenas da cidade, mas de todo o Alto Tietê. 

Segundo o Museu de Energia, o brejo atingido possui grande importância ambiental por abrigar o famoso bicudinho-do-brejo-paulista, entre outras aves nativas da região, que são criticamente ameaçadas de extinção. A área era justamente onde o Museu da Energia de Salesópolis realizava, antes da pandemia, o Festival Bicudinho-Do-Brejo-Paulista, com o “objetivo de ampliar a prática do birdwatching e enobrecer as espécies da região”.
 
“Essa situação é muito preocupante. Estamos falando de uma área de preservação, que tem uma relevância ambiental para nós, população, e também para fauna e flora da região. O bicudinho-do-brejo-paulista é uma ave bioindicadora de um ambiente sadio, é uma ave endêmica, de grande importância. Não podemos aceitar essa perda do patrimônio ambiental. Sabemos que, perante a lei, provocar incêndios é um crime. Esse incêndio criou um impacto negativo, sem reparos. Nos preocupa essa prática! Nós reforçamos a importância da conscientização da nossa área verde, que precisa ser preservada”, afirma a coordenadora da unidade, Simone Villegas, em comunicado divulgado para a imprensa. 
 
Cabe frisar que a unidade museológica acaba de completar  21 anos, quando celebrou as ações educativas que buscam levar à comunidade debates e reflexões importantes sobre o valor da água e da energia para a vida, além de ressaltar a importância da educação ambiental para a construção de um futuro mais sustentável e acessível para todos.
 
A Fundação Energia e Saneamento, gestora das unidades do Museu da Energia em Salesópolis, Itu e São Paulo, “continua aberta e em busca de possíveis parcerias e patrocínios de empresas e instituições interessadas e comprometidas com os princípios da cultura e preservação do patrimônio histórico e ambiental, de forma a monitorar e proteger ambientes que fazem parte da vida humana”, traz a nota. 
 
Sobre a Fundação Energia e Saneamento

Desde 1998, a Fundação Energia e Saneamento pesquisa, preserva e divulga o patrimônio histórico e cultural dos setores de energia e de saneamento ambiental. Atuando em várias regiões do Estado de São Paulo por meio das unidades do Museu da Energia (São Paulo, Itu e Salesópolis), realiza ações culturais e educativas que reforçam conceitos de cidadania e incentivam o uso responsável de recursos naturais, trabalhando nos eixos de história, ciência, tecnologia e meio ambiente.

Mais noticias

Língua branca: quando é preciso procurar um dentista?

Laudo aponta água imprópria para consumo na bica do bairro 13 de Maio, em Santa Isabel

Diário Comunidade deste domingo (9) traz histórias de pais e filhos

Veja Também