Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Juliana Rodrigues estreia “Hexapoema”, show que vai do jazz e samba à música indiana

Hexapoema, no olhar da autora da palavra, “poesia em forma de música”,  é o nome do show instrumental dirigido e gestado desde o período da pandemia pela pianista mogiana Juliana Rodrigues e com estreia nesta quinta (29), no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes. Obras autorais da musicista desde os 7 anos e conhecida pela […]

Por O Diário
27/06/2023 17h58, Atualizado há 35 meses

Hexapoema, no olhar da autora da palavra, “poesia em forma de música”,  é o nome do show instrumental dirigido e gestado desde o período da pandemia pela pianista mogiana Juliana Rodrigues e com estreia nesta quinta (29), no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes. Obras autorais da musicista desde os 7 anos e conhecida pela carreira solo e por ser uma das integrantes do Dona da Rua serão interpretadas por seis músicos – ela, claro, no piano.

O espetáculo, conta Juliana Rodrigues, veio sendo alinhavado por experiências, viagens e composições escritas por ela no passado recente. A obra tem como marco temporal, o período atípico criado pela pandemia e suas consequências na vida das pessoas, sobretudo dos músicos e da cultura.

Seis músicos integram o Hexapoema, que propõe ao público uma viagem por estéticas que vão da “música brasileira, jazz, música oriental e outros estilos”.

Além da canções autorais de Juliana, que dirige o espetáculo, coube no programa espaço para um samba de Arlindo Cruz e Sombrinha, conhecido pela interpretação de Ivone Lara, diva do samba brasileiro festejada no ano passado pelo centenário de nascimento, e a pianista americana Geri Allen [1957-2017].

Por falar em conteúdo, Juliana promete petisco-surpresa, como a música Hindustani, que é indiana, e é referência de recente viagem feita por ela.

A pianista promete arranjos inusitados, uma marca do seu trabalho reconhecido na obra composta três discos (Vive, foi destaque na agenda da artista no ano passado, em Mogi das Cruzes), e a improvisação no palco.

Subir no tablado do Theatro Vasques, ainda nesse tempo de ressaca deixado pela pandemia, é motivo de alegria para Juliana. Não à toa. Planejar, dirigir, compor e reunir um grupo de músicos com vida solo, em um projeto independente, como em qualquer outro feito artístico, reflete ela, não é algo simples que envolve logística desde o encontro de um espaço adequado. No segmento instrumental, que possui um público específico, esse fazer se torna mais raro.

A pianista comenta, ainda, que apesar de formação do público para a música sem uma cantora ou cantor à frente ser lida em construção no Brasil, ela costuma se surpreender, positivamente, com os efeitos sentidos por pessoas pouco afeitas ou que nunca um instrumental-raiz. “As pessoas se surpreendem porque estão acostumados a acompanhar a palavra da música. Porém, o som instrumental  provoca sentimentos e sensações a quem ouve”, afirma, com mais de 25 anos de experiência como pianista.

O espetáculo, então, será instrumental. Além de Juliana Rodrigues, que foi aluna da professora Helenice Massaro, estão a seu lado
Beatriz Lima(baixo), Nicolly Sousa (trompete), Landão Jessé (percussão), 
Luiz Gustavo Rocha (bateria) e Thomaz Souza (saxofone).

Importante anotar que o projeto é um trabalho totalmente independente, sem patrocínio ou fomento cultural – o que amplifica a importância da venda de ingressos e da arrecadação de apoios que está sendo feita pela pianista junto a amigos.

Para inspirar o público, dê uma conferida na obra da artista disponível no Linktree (aqui). 

Os ingressos estão à venda no Sympla e custam R$ 10 (primeiro lote) e R$ 15 (segundo lote) – acesse aqui para comprar. 

Hexapoema – Com a pianista Juliana Rodrigues e grupo

Quinta-feira (29)

Theatro Vasques

Rua Doutor Corrêa, 515 Centro

Mogi das Cruzes, SP

Mais noticias

Câmara de Mogi das Cruzes aprova reestruturação de carreira de ADIs

Câmara dos Deputados aprova PEC pelo fim da escala 6x1

Tarot do dia: previsão para os 12 signos em 28/05/2026

Veja Também