‘O Cordeiro de Leon’ é uma radionovela do século XX feita em Mogi
“Em 1887, em Minas Gerais, o jovem Júlio Machado segue viagem rumo ao Rio de Janeiro para estudar medicina. No meio do caminho, seus planos são alterados por acontecimentos inesperados. Surpreendam-se, respirem fundo, sintam medo”. O trecho é apenas parte da sinopse de “O Cordeiro de Leon”. Mistério, horror, referências populares brasileiras e muita imersão […]
16/04/2022 08h31, Atualizado há 41 meses
“Em 1887, em Minas Gerais, o jovem Júlio Machado segue viagem rumo ao Rio de Janeiro para estudar medicina. No meio do caminho, seus planos são alterados por acontecimentos inesperados. Surpreendam-se, respirem fundo, sintam medo”. O trecho é apenas parte da sinopse de “O Cordeiro de Leon”. Mistério, horror, referências populares brasileiras e muita imersão é o que você vai encontrar na série produzida pela Cia. Radiophônica, produtora audiovisual mogiana. Com a primeira temporada finalizada no último dia 27 de março, o diretor Arthur Guimarães adiantou a O Diário que a sequência já está em andamento.
“A primeira temporada foi lançada durante o processo de produção. Algumas vozes foram gravadas no processo de produção, devido à agenda dos atores. Mas, ao todo, foram de cinco a seis meses para finalizar a primeira temporada. A pré-produção durou cerca de um ano, apenas para pesquisa e roteiro. Tomamos muito cuidado para adaptar o texto de acordo com a forma que se falava na época, assim como objetos e locações”, contou Guimarães.
O primeiro episódio da radionovela foi ao ar em 31 de outubro de 2021, Dia do Saci no Brasil, mais popularmente conhecido como Dia das Bruxas.
Ambientada em terras mineiras, ainda na época da escravidão, “O Cordeiro de Leon” vai na contramão da maioria das produções de terror, abordando a temática de época em solo nacional.
A O Diário, o diretor e idealizador da produção falou sobre as inspirações para a criação da radionovela. “Surgiu de um sonho, quando eu tinha 16 anos. Foi uma imagem muito marcante. Eu estava na frente de um casarão enorme e abandonado e, ao me virar, vi um homem negro e três leões brancos o seguindo. Anotei esse sonho, pois havia me impressionado muito. Anos depois, resolvi desenvolver uma história de terror inspirada pelo sonho. Inicialmente, a ideia era lançar um livro ou história em quadrinhos”, relembrou.
Em um período em que os podcasts se tornaram uma febre, trazendo de volta à tona as audionovelas e storytelling – em português, narrativa -, Arthur e a mãe, Waleska Firmino, resolveram adaptar o texto para uma radionovela.
“A radionovela está renascendo no século 21. A Cia. Radiophônica, fazendo jus a seu nome e seu histórico, teve o prazer de apresentar, na nova Era do Rádio, “O Cordeiro de Leon”. Uma novela autoral, com elenco da companhia e vozes de atores convidados famosos no meio da dublagem”, ressaltou Guimarães.
Ele, que também atua na série como o protagonista Julio Machado, falou sobre multifunções que executa na produção. “Sou o idealizador, criador, roteirista, editor, diretor e ator. É a famosa produção de guerrilha, onde todos fazem tudo. Por ser uma produção apenas auditiva, é mais simples porque não há tantas preocupações com a parte visual. Mesmo assim, foi um trabalho intenso e de muita pesquisa e paciência ao buscar os sons certos para complementar a narrativa da história”, explicou.
A segunda temporada, de acordo com o diretor, já tem um argumento pronto de como o enredo vai seguir e terminar. “A história de Julio Machado termina na próxima temporada. A ideia é lançarmos essa sequência com auxílio financeiro. A primeira foi feita totalmente sem recursos, apenas com boas amizades e grandes parcerias”, revelou Guimarães.
Ele ainda deu alguns spoilers de como a série em áudio vai prosseguir. “A próxima temporada traz de volta Julio e mais alguns personagens já conhecidos em ‘O Cordeiro de Leon’, além de apresentar outros novos. Julio vai continuar enfrentando desafios diversos e, ao contrário da primeira temporada, não será só seu corpo que vai sofrer, mas também sua mente”, antecipa.
O roteiro e pesquisa foram feitos pelo diretor e sua mãe, Waleska. “Nós estruturamos toda a história, criamos os personagens e definimos os momentos de cada evento. O elenco também foi escolhido por nós, mas a parte de direção e edição foi feita por mim”, finaliza.
No elenco estão as vozes de:
Allan Gonçalves – Arnaldo (Jovem)
Andre Sauer – Sebastião
Arlete Montenegro – Silveria
Arthur Guimarães – Julio Machado
Beatriz Villa – Luna Machado
Flavio Dias – Arnaldo (Velho)
Francisco Junior – Lewuu
Gabriela Stano – Andressa Machado
Geraldo Gomes – Barnabé
Guilherme Marques – Rafael Garcia Leon
Isabela Zandona – Mariana
Jaqueline Vieira – Maria Antonieta Ruiz Leon
Márcio Seixas – Gregório Francisco Mendez Alarcón
Nelson Machado – Lorenzo Machado
Rodrigo Prestes – Guiné
Silvio de Souza – Padre José
Thayná do Prado – Lewuu criança
Thiago Cardoso – Obi
Vitor Gonçalves – Benedito
Waleska Firmino – Narradora
A primeira temporada da radionovela “O Cordeiro de Leon” está disponível por completo através do Youtube e Spotify.
Acesse: