Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Komura assume o PSDB, que vai apoiar a reeleição de Caio Cunha

O dublê de vereador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura, vem utilizando todo seu tempo disponível na montagem da futura chapa de candidatos a vereador pelo PSDB de Mogi das Cruzes. Com a saída do ex-prefeito Marcus Melo do cargo de presidente do Diretório Municipal do partido na cidade, cabe ao vice-presidente […]

Por O Diário
22/06/2023 06h53, Atualizado há 37 meses

O dublê de vereador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Pedro Komura, vem utilizando todo seu tempo disponível na montagem da futura chapa de candidatos a vereador pelo PSDB de Mogi das Cruzes. Com a saída do ex-prefeito Marcus Melo do cargo de presidente do Diretório Municipal do partido na cidade, cabe ao vice-presidente eleito em convenção assumir os rumos do partido, algo que Komura vem fazendo com muito gosto.

Conforme esta coluna havia antecipado algumas semanas atrás, Melo realmente solicitou a desfiliação do partido, do qual era presidente. Com isso deixou vago o cargo, agora cabe a Komura cuidar da transição e da reorganização da agremiação que enfrenta, em todo o País, a saída de muitos políticos.

Já falando como presidente, Komura diz que tem trabalhado muito na formação da chapa de candidatos a vereador pelo partido, que deverá integrar a base de apoio à reeleição do atual prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODE).

“Nossa prioridade é montar a chapa com 24 candidaturas, sendo oito delas de mulheres, conforme manda a legislação eleitoral em vigor. Quanto à candidatura para a Prefeitura, estamos vendo uma melhoria muito grande na avaliação do prefeito Caio Cunha, que deverá melhorar ainda mais com a entrega de outras realizadas durante o seu governo. Nossa tendência é ficar com o Caio”, garantiu o vereador/secretário, enquanto espera a possível formação, em nível nacional de uma federação de partidos envolvendo PSDB e Podemos.

Pedro Komura deve continuar no cargo de secretário muncipal de Desenvolvimento Econômico e de Inovação até o mês de abril do próximo ano, conforme acordo com o prefeito Caio Cunha. Objetivo é dar oportunidade para que o seu substituto na Câmara, o vereador Gustavo Siqueira (PSDB), ganhe visibilidade que possa lhe garantir maior facilidade de reeleição.

Depois de abril, Komura retoma seu lugar no Legislativo e intensifica a campanha com objetivo de se reeleger para seu décimo mandato consecutivo.

Crise no PSDB

Não bastasse a desfiliação e saída do ex-prefeito Marcus Melo, o PSDB de Mogi acaba de sofrer uma nova baixa.

Nesta semana, o vereador José Luiz Furtando também deixou o partido, algo que já era esperado havia algum tempo, mas que só agora de concretizou.

Muito próximo dos deputados André do Prado (estadual) e Marcio Alvino (federal), é bem provável que o destino de Furtado acabe sendo o PL.

Mesmo que isso possa significar maior dificuldade para sua reeleição pela presença no partido de alguns vereadores comprovadamente bons de voto.

 

Disputa interna

Mesmo concorrendo por uma mesma legenda, não será possível assistir a um confronto entre Clodoaldo de Moraes e Francimário Farofa, ambos do PL, no plenário da Câmara, na disputa pela presidência do Legislativo.

Explica-se: uma alteração no Regimento Interno do Legislativo, realizada por volta do ano 2000, impede que dois candidatos de um mesmo partido concorram a um mesmo cargo durante a eleição da Mesa Diretora da Casa.

Por isso, a disputa entre os dois terá de ser travada dentro do Diretório Municipal do PL de Mogi das Cruzes, arbitrada pelo presidente e deputado Marcos Damásio.

 

Plano B

A disputa prévia entre Clodoaldo e Farofa no interior do partido é favorável a Caio Cunha.

Se o PL der vitória ao primeiro, será alguém alinhado com o governo. Mas caso o escolhido venha a ser o oposicionista, sobra ao prefeito a opção de lançar  como candidato a presidente pelo seu grupo o decano Pedro Komura, que já terá deixado o cargo de secretário  e voltado à Câmara para concorrer a mais um mandato.

Komura sonhava com a presidência quando tinha planos de se despedir da Câmara e lançar sua filha candidata a vereadora.

Questões de ordem profissional envolvendo Jacqueline Komura, no entanto, levaram o vereador abandonar os planos de aposentadoria.

 

Acadêmicos da UMC…

Dois trabalhos de alunos da UMC foram escolhidos como melhores da região Sudeste e venceram a finalíssima do Prêmio Expocom 2023, promovido pela Sociedade Brasil de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Um dos premiados é o livro-reportagem “Deus acima de todos? Como Bolsonaro explora a fé cristã”, de autoria do estudante de Jornalismo, Leonardo Brito Lima, orientado pela professora Simone Leone.

 

…premiados na Expocom

O outro projeto é de autoria dos alunos Vitor Felgueiras, Vinícius Malheiro, Gustavo Araújo, Suzana Kelly, Adriana Ramos e Carolina Serpa, do curso de Design Gráfico. Eles desenvolveram um livro para pessoas cegas e com baixa visão, intitulado “No Reino das Letras Felizes”, adaptado da obra original de Lenira Almeida, com a orientação da professora Elis Souza. O prêmio foi conquistado na categoria de Comunicação e Inovação.

 

 

Mais noticias

Guarda Civil de Suzano detém duas pessoas por furto à agência do INSS

Para que serve o chá de arruda? 3 receitas e os seus benefícios para a saúde

GCM de Mogi das Cruzes prende procurado da Justiça em César de Souza

Veja Também