CPTM pretende iniciar reforma das estações de Itaquaquecetuba este ano
As estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré, da linha 12-Safira da CPTM, em deverão ser reformadas ainda neste ano. Já as obras de melhorias da estação central de Itaquaquecetuba estão previstas para acontecer no próximo ano. As informações foram confirmadas pela Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) por meio de um oficio encaminhado ao deputado […]
21/09/2021 16h36, Atualizado há 59 meses
As estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré, da linha 12-Safira da CPTM, em deverão ser reformadas ainda neste ano. Já as obras de melhorias da estação central de Itaquaquecetuba estão previstas para acontecer no próximo ano.
As informações foram confirmadas pela Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) por meio de um oficio encaminhado ao deputado estadual André do Prado, assinado pelo próprio diretor presidente da companhia, Pedro Tegon Moro.
Para Mogi das Cruzes, apesar da insistência de deputados estaduais da região e de lideranças da cidade, ainda não há previsão para realização de projetos de melhorias.
Sobre Itaquá, no documento encaminhado ao deputado, o presidente esclarece que a empresa está terminando a elaboração dos projetos da obra para as estações Manoel feio e Aracaré para que os serviços iniciem nos próximos meses. No caso da estação central de Itaquaquecetuba, deverá passar por melhorias no ano que vem.
Na opinião do deputado, a reforma das estações em Itaquá é fundamental para garantir aos usuários condições adequadas para acesso e utilização do transporte público. Em maio desse ano, o parlamentar acompanhado pelo prefeito Eduardo Boigues e os vereadores da cidade estiveram com o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, para pedir a reforma. “Na ocasião, o secretário confirmou que o Estado estava elaborando os projetos e que a previsão era fazer as obras em duas estações esse ano”, comentou o parlamentar.
De acordo com ele, o projeto prevê obras de melhorias de acessibilidade com a instalação de elevadores, rampas, adequações nas escadas e implantação de rota tátil, reforma dos banheiros públicos e outras obras de modernização das estações.
As estações de Itaquaquecetuba recebem, diariamente, 70 mil pessoas que utilizam a linha 12 – Safira para se deslocar até a Capital. As estruturas atuais apresentam problemas e não atendem mais a demanda crescente, além de não contarem com acessibilidade. Na região, as estações de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano, da linha 11 – Coral, já foram modernizadas.
O prazo para a execução dos serviços é de 30 meses após a data de início da Ordem de Serviço, sendo 18 meses para a execução dos serviços e 12 meses para operação assistida.
Sobre as estaçoes de Mogi, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em entrevistas divulgadas no mês passado, confirmou a realização de estudos de concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira da CPTM, mas não informou sobre datas.