Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Como recomeçar

Muitas famílias perderam tudo, e isso pode ir de um pequeno negócio de onde tiravam a sobrevivência até suas casas

Por
19/05/2024 17h07, Atualizado há 28 meses

Estragos das chuvas em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul | Divulgação

Ainda sob o impacto da tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul e que o noticiário nacional todos os dias vem mostrando, uma coisa muito evidente é a solidariedade do brasileiro, tema a respeito do qual já me ocupei aqui neste espaço.

Todavia, o horror das imagens mostradas, as vidas ceifadas, a desolação grandiosa mostram o grau de dificuldade que será voltar à vida normal.

Os enormes prejuízos despertam nossa atenção para uma pergunta inevitável:  nossos governos, prefeituras, Estados e a própria União Federal estão de fato preparados para coisas desse tipo ?

Não é bem o que parece, estamos vendo discursos de união e apoio, mas o volume de dinheiro necessário para que a vida normal seja retomada em localidades onde as águas levaram tudo talvez não chegue a ser suficiente lá no sul do país.

Muitas famílias perderam tudo, e isso pode ir de um pequeno negócio de onde tiravam a sobrevivência até suas casas.  Documentos, fotos, enfim, uma história toda levada pela enxurrada.

O Governo Federal com as visitas do Presidente Lula acabou por fazer um palanque e dar seu aval no sentido de que o Rio Grande do Sul não será abandonado, este último ponto muito bom, afinal, a arrecadação federal serve também para prover e socorrer nas desgraças.

A hora é da Federação mostrar sua força e despolitizar, se é que é possível fazer isso com tanta ideologia reinante onde político não perde a oportunidade de elogios a si mesmo e tratar cada ocasião como palanque eleitoral.

Como lá no sul, outras regiões do Brasil sofreram com catástrofes, e aliado aos eventos da natureza, muito se mostra o quanto tratar da prevenção, que não dá voto, é deixado de lado sem a devida atenção e investimentos para reduzir riscos decorrentes do clima.

Neste ano de eleições municipais será a hora de perguntar aos candidatos algo trivial: em caso de tragédia como no Rio Grande do Sul, como recomeçar ?  Quais seus planos ?

“A hora é da Federação mostrar sua força e despolitizar”
  • Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião de O Diário

Mais noticias

Couve, limão e gengibre: aprenda a preparar esse suco verde para incluir na dieta

São Paulo confirma dois novos casos de sarampo em crianças com menos de dois anos

Mendonça homologa delação de empresário que admitiu transferência de US$ 12,3 mi para Dark Horse

Veja Também