Panfletos irritantes
A prática de jogar nas residências um material que não foi solicitado, emporcalhando as caixas de correspondência, deveria ser abandonada
16/06/2024 17h46, Atualizado há 22 meses
Imagem ilustrativa | Freepik

Dado o pontapé inicial na pré-campanha eleitoral, começamos a ter as figuras que disputarão as próximas eleições presentes nas propagandas partidárias, nos eventos da cidade, apresentando-se sorridentes e gentis com os eleitores. Tudo pelo voto.
Ano eleitoral é o ápice desta corrida e uma vez disparada traz os candidatos, principalmente os que disputarão reeleição, mostrando seus feitos e sua plena capacidade de resolver o que não trataram em 4 anos.
Os candidatos ao cargo de prefeito se apresentam com imagens elaboradas, discursando, mostrando a sua bagagem para cuidar do município onde disputam a vaga principal, sempre com sua torcida apoiando o(a) “tal” grande tocador(a) de obras, o(a) responsável por isso e aquilo.
A TV ou rádio você desliga ou muda de canal, na internet deleta o lixo eletrônico, do balcão da pastelaria você desvia, mas com a caixa do correio ou garagem, o que fazer ?
Em Mogi das Cruzes, no site da Prefeitura é possível encontrar as diretrizes da chamada lei “Mogi Mais Viva”, Lei Municipal 6334/2009 que foi regulamentada pelo Decreto 10242/2010 e sofreu alteração da Lei 7874/2022, norma que dispôs sobre a ordenação dos elementos que compõem a paisagem urbana, mas há espaço para anúncios especiais de finalidade eleitoral, o que acarreta a distribuição de panfletos.
Não quer dizer com isso que um candidato, mesmo nesta fase inicial de pré-campanha, possa emporcalhar a cidade colocando nos portões das residências o seu material. O panfleto cai do seu lugar, com o vento vai embora das garagens e acaba na via pública, tornando-se lixo.
O conteúdo por vezes é horrível por si só, e quando prega o que não fez então, pior ainda. É um modo de propaganda lamentável.
A prática de jogar nas residências um material que não foi solicitado, emporcalhando as caixas de correspondência e garagens deveria ser abandonada, é invasiva, e o político que a utiliza deveria ter respeito com quem não quer tal sujeira na sua casa.
Estamos somente no início da pré-campanha, mais panfletos irritantes virão pela frente. Triste !
“A panfletagem irritante é também um problema de limpeza pública”