Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Mogi registra o primeiro caso da variante ômicron

Mogi das Cruzes teve a confirmação de um caso positivo da variante Ômicron no município, relativo a uma amostra coletada no início do mês de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o resultado do exame chegou hoje do Instituto Adolfo Lutz, responsável pelo sequenciamento e identificação da nova cepa. De acordo com a […]

Por O Diário
29/12/2021 19h07, Atualizado há 56 meses

Mogi das Cruzes teve a confirmação de um caso positivo da variante Ômicron no município, relativo a uma amostra coletada no início do mês de dezembro. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o resultado do exame chegou hoje do Instituto Adolfo Lutz, responsável pelo sequenciamento e identificação da nova cepa.

De acordo com a pasta de Saúde, o paciente disse que esteve em um evento fora do município com mais de 200 participantes, dos quais quatro pessoas haviam chegado da África. Ele apresentava sintomas leves, foi acompanhado e orientado a quarentena, conforme os protocolos. Ao longo do monitoramento, não houve evolução para sintomas graves, permanecendo um quadro leve e hoje já está curado.

O secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, afirma que “não há razão para pânico”. Ele disse que “o paciente passa bem e ficou isolado no período de quarentena, sem risco de transmissão. Mesmo se tratando de um caso importado, a população de Mogi deve continuar atenta e manter os protocolos sanitários”, lembrou.

A Prefeitura esclarece ainda que outros dois casos suspeitos que eram acompanhados pela pasta municipal não foram confirmados como sendo a nova cepa; um deles foi confirmado como a variante Delta e o outro resultou negativo para Covid.

Como o cenário atual também apresenta um surto de gripe registrado em vários pontos do País, o secretário orienta que em casos assintomáticos ou com sintomas leves de síndrome gripal, a pessoa deve primeiro se tratar em casa e procurar a unidade de saúde apenas se os sintomas se agravarem (falta de ar ou febre persistente). Este procedimento, como reforça Zeno, é para a segurança do próprio paciente: se ele estiver apenas com uma gripe, pode se arriscar a se contaminar por Covid se for precocemente a uma unidade referência para a doença.

“A unidade referência para testagem de Covid é o Hospital Municipal. Quando o paciente é atendido em um pronto atendimento, se não tiver sintomas graves, o protocolo indica o isolamento por pelo menos cinco dias. Os casos de síndrome gripal costumam melhorar neste período. Agora, se não houver melhora, o paciente é encaminhado ao Hospital Municipal, a unidade referência para o atendimento a casos suspeitos de Covid. Aí sim, conforme a avaliação médica, a testagem é realizada,” conclui o secretário.

A Secretaria esclarece ainda que preparou atendimentos especiais para pacientes com sintomas de síndrome gripal no município neste período de surto. Veja os detalhes aqui.

Mais noticias

Mogi Basquete bate o Bauru e mantém aproveitamento no Campeonato Paulista

Adotou cachorro e gato? Veja 10 duplas de nomes criativas inspiradas em comidas e personagens

Prefeitura de Poá abre inscrições para o concurso Miss Orquídea 2026

Veja Também