Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Obras da Volta Fria estão atrasadas, mas não ficarão mais caras, diz DER

As aguardadas obras de recuperação na Estrada da Volta Fria, vicinal de Mogi das Cruzes que liga a região da Ponte Grande ao distrito de Jundiapeba, devem ser entregues em setembro de 2023. Inicialmente, o prazo era julho. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não especifica os motivos do atraso, mas um contratempo foi […]

Por O Diário
05/07/2023 14h42, Atualizado há 37 meses

As aguardadas obras de recuperação na Estrada da Volta Fria, vicinal de Mogi das Cruzes que liga a região da Ponte Grande ao distrito de Jundiapeba, devem ser entregues em setembro de 2023. Inicialmente, o prazo era julho. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) não especifica os motivos do atraso, mas um contratempo foi encontrado com postes de iluminação que ficaram dentro da faixa de rolamento. Segundo informado pelo órgão nesta terça-feira (4), não houve necessidade de alteração no valor do investimento.

O departamento destaca que “as obras da Estrada da Volta Fria seguem em andamento”. Os serviços contemplam pavimentação e a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê e estão orçados em R$ 42 milhões.

Postes no caminho

No mês passado, chamou a atenção e levantou críticas o fato de o DER ter alargado e asfaltado trechos da Estrada da Volta Fria com postes ainda no caminho. O resultado: eles ficaram no meio da pista, aumentando o risco de acidentes. Depois de cobrança, os equipamentos foram removidos, no último dia 22, pela concessionária EDP. 

À época, o DER informou que a “notificação para a necessidade de remoção dos postes foi encaminhada pelo DER à Prefeitura em maio de 2022, já que o convênio DER/Município prevê que a liberação das áreas e o remanejamento das linhas aéreas sejam feitos pela Prefeitura”.

Questionada, a Prefeitura argumentou que a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes já havia solicitado à EDP o remanejamento de postes na Estrada da Volta Fria. “Contudo, este processo é demorado, uma vez que a EDP segue os prazos determinados por uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Eneel)”. Diz ainda que “nesta semana, o processo chegou na fase de execução – o serviço já começou a ser feito”.

Sobre a situação, a EDP também encaminhou nota afirmando que “adota os procedimentos estabelecidos na legislação do setor elétrico. As realocações de postes ocorrem após análises técnicas da obra, a assinatura dos contratos e pagamento dos custos por parte do interessado, nesse caso, o poder público municipal”. No dia 22, a empresa removeu os equipamentos. 

 

Mais noticias

Veja sinais de que a sua empresa precisa treinar a equipe

Especialista alerta para impactos causados pelo excesso de estímulos digitais

Santa Isabel oferece curso gratuito de confeitaria

Veja Também