Repartições públicas e bancos abrem depois das 12 horas na Quarta-feira de Cinzas
A maior parte das repartições públicas, posto do Poupatempo e do Detran, instituições de ensino públicas e particulares, além das agências bancárias e dos Correios voltam a atender ao público após o meio-dia desta Quarta-Feira de Cinzas (2), data que marca o início da quaresma no calendário católico. O ponto facultativo determinado pelo governador João […]
01/03/2022 11h13, Atualizado há 54 meses
A maior parte das repartições públicas, posto do Poupatempo e do Detran, instituições de ensino públicas e particulares, além das agências bancárias e dos Correios voltam a atender ao público após o meio-dia desta Quarta-Feira de Cinzas (2), data que marca o início da quaresma no calendário católico.
O ponto facultativo determinado pelo governador João Doria alterou o funcionários dos serviços e órgãos públicos desde a segunda-feira (28).
Os serviços essenciais não foram suspensos, mas as demandas administrativas sim. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), a coleta de lixo, a Guarda Municipal e outros continuam funcionando.
Na Prefeitura de Mogi das Cruzes, o expediente será retomado amanhã, às 13 horas.
Neste ano, por causa da pandemia, o funcionamento de serviços e de setores da iniciativa privada foi diferenciado. Um comunicado do Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes e Região (Sincomércio) aos “comerciantes e contadores” esclareceu que “apesar de ser tradicionalmente um dia de folga, o Carnaval não é feriado nacional, mas ponto facultativo”.
“Sendo assim, fica a critério das empresas suspenderem ou não as atividades no período dessa festividade”, encerra o texto. O presidente do sindicato, Valterli Martinez, reforça esta posição.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as unidades bancárias permaneceram fechadas na segunda-feira (28) e na terça-feira (1º de março), voltando a operar somente a partir das 12 horas da quarta-feira de Cinzas (2 de março), com encerramento das atividades no horário regular.
Em cidades em que as agências normalmente fecham antes das 15 horas, o início do atendimento ao público neste dia será antecipado, para garantir no mínimo três horas de atendimento.