Diário Logo

O Diário Logo

Alunos de escolas públicas do Alto Tietê são destaque em concurso literário 

Projeto que incentiva a escrita criativa e o hábito de leitura de alunos; estudantes foram premiados com vouchers destinados à compra de livros

1 de julho de 2024

Alunos vencedores reunidos em evento de premiação | Divulgação

Reportagem de: O Diário

Nove alunos de escolas estaduais do Alto Tietê foram os vencedores do 1º concurso literário “Do Ponto ao Conto”, um projeto que incentiva a escrita criativa e o hábito da leitura. Além do conto, a iniciativa também estimulou e premiou a criação de trabalhos artísticos. A premiação ocorreu no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, em um evento organizado pela Diretoria Regional de Ensino (DRE), que colocou os alunos como cerimonialistas e incluiu apresentações musicais. Também fez parte da programação uma roda de conversa com a escritora e contadora de histórias, Sueli Maria Ferreira Cânfora. 

Contos irão se transformar em livro

Como premiação individual, os estudantes que ficaram entre os primeiros três lugares, dentro de suas modalidades de ensino, foram premiados com vouchers destinados à compra de livros. Já coletivamente, seus contos farão parte de um livro que será editado com os 30 melhores títulos produzidos pelas escolas inscritas no concurso, e o design da capa será produzido com a arte premiada. 

“O incentivo à escrita e à leitura é extremamente importante, principalmente nesta era digital em que os adolescentes estão sempre lendo somente aquilo que está disponível no celular. Por isso, o ‘Do Ponto ao Conto’ é um projeto tão especial, e o livro de contos vai materializar a experiência vivida pelos alunos”, destaca Ana Cristina dos Santos Siqueira, professora especialista em currículo do Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino Região de Mogi das Cruzes.

Vencedores 

Os alunos ganhadores foram Agatha Cristina dos Santos e Kauane Milena Santos de Paula, da Escola Estadual Jovita Franco Arouche; Kauã Gomes Antonio, da Escola Estadual Historiador Isaac Grinberg; Tiffany Eduarda Santos Silva, da Escola Estadual Vereador Elisiário Pinto de Morais; Francine Purcino de Souza, da Escola Estadual Dr. Deodato Wertheimer; Sara Lopes de Morais, da Escola Estadual Dr. Washington Luiz; Luiza Rodrigues de Jesus da Rosa, da Escola Estadual Professor Cláudio Abrahão;  Aretusa Pereira de Andrade, do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA) de Mogi das Cruzes; e Jonathan Ferreira Luna, da Escola Estadual Professor Paulo Ferrari Massaro. 

Veja Também