Atualização: Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM têm funcionamento parcial na tarde desta terça (4)
Linha 13-Jade está totalmente paralisada, enquanto Linha 10-Turquesa funciona normalmente
04/08/2026 15h31, Atualizado há 1 hora
Funcionários da CPTM aprovaram greve na noite desta segunda-feira (4) | Foto: Divulgação
As Linhas 11-Coral e 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), estão em funcionamento parcial na tarde desta terça-feira (4).
Os funcionários da companhia aprovaram uma greve nesta segunda-feira (3). A paralisação teve início às 0h desta terça. As estações da região amanheceram fechadas.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A Linha 11-Coral funciona entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Guaianases. Enquanto isso, a Linha 12-Safira tem o funcionamento entre Brás e Engenheiro Goulart. Nos demais trechos, o atendimento é realizado por meio dos ônibus do Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (Paese).
A CPTM também opera as linhas 10-Turquesa e 13-Jade. A primeira está em funcionamento normal, mesmo com a aprovação da greve. Já a segunda está totalmente paralisada, sem atender qualquer estação da linha.
Greve
A greve foi aprovada na noite desta segunda-feira (3), em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Central do Brasil (STEFZCB).
Entre as principais reivindicações da categoria estão a reestatização das três linhas, concedidas à Trivia Trens. Segundo o sindicato, a entidade busca garantias para a manutenção dos empregos e dos direitos trabalhistas dos ferroviários durante o processo de transferência da operação para a concessionária.