Chuvas alagam Parque Ecológico de Itaquaquecetuba e local é interditado
Cidade está em estado de calamidade devido às enchentes

Parque Ecológico Mario do Canto foi interditado devido às chuvas | Foto: Matheus Cruz/PMI
Reportagem de: Geovanna Albuquerque
O Parque Ecológico Mário do Canto, localizado em Itaquaquecetuba, está interditado devido às fortes chuvas que elevaram o nível das águas do local. Não há previsão de liberação do parque. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal de Itaquaquecetuba nesta quarta-feira (05/02).
Vale lembrar que o prefeito do município, Eduardo Boigues (PL), decretou estado de calamidade, por 180 dias, por conta das chuvas do último fim de semana. Segundo a administração municipal, 100 pessoas estão desabrigadas, 1,2 mil pessoas desalojadas e 2,5 mil residências afetadas.
Além disso, por conta das enchentes, seis escolas do município tiveram a volta às aulas adiada para a próxima segunda-feira (10/2). As unidades afetadas são: EMEB João Geraldo dos Santos, EMEB Vereador Benedito Rocha Diniz, EMEB Adenor Bonifácio da Silva, José Marinho Ferreira, EMEB Charles Michel de l’Épée e EMEB Vereador Augusto dos Santos.
- Receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se no canal de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
A administração municipal reforça, ainda, que oferece suporte aos desabrigados e dispõe de serviços de enfermagem, segurança da Guarda Civil Municipal e apoio às vítimas, incluindo espaço direcionado às crianças. Os animais resgatados foram encaminhados para o Centro de Controle de Zoonoses.
Além disso, a Prefeitura de Itaquaquecetuba destacou também a campanha “Juntos por Itaquá”, que visa à arrecadação de produtos de higiene pessoal e limpeza, água, cestas básicas e colchões para as famílias afetadas pelas enchentes. Os produtos devem ser entregues na Secretaria de Serviços Urbanos (rua Ali Hamoud, 40 – Alpes de Itaquá). Para doações em dinheiro, o Pix do Fundo Social é o número do CNPJ: 18.612.190/0001-63. A prefeitura reforça que, em caso de emergência, o contato deve ser feito pelo telefone 199.
- Geovanna Albuquerque é estagiária e escreveu esta matéria sob supervisão da Edição de O Diário