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Comporte Participações S/A vence leilão das Linhas 11, 12 e 13

Empresa será responsável pela administração das Linhas ao longo dos próximos 31 anos; governo estadual prevê investimentos superiores a R$ 14 bilhões

28 de março de 2025

Trem da CPTM na estação Estudantes | Foto: Geovanna Albuquerque/O Diário

Reportagem de: Fabio Pereira

O leilão para a concessão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) à iniciativa privada foi vencido, nesta sexta-feira (28/3), pela empresa Comporte Participações S/A. A companhia assumirá a operação e a gestão dessas linhas pelos próximos 25 anos.

A empresa do leilão ofereceu um desconto de 2,57% sobre as contraprestações que o estado deve pagar, enquanto a proposta da CCR foi de 1,45%. Como a diferença entre as propostas ultrapassou 20%, não houve possibilidade de apresentação de novos lances. O valor total do investimento previsto no contrato é de R$ 14,3 bilhões.

Com o lance vitorioso no leilão das linhas 11, 12 e 13, a nova concessionária será responsável por 124 km de extensão de trilhos que beneficiam a região do Alto Tietê, o município de Guarulhos e a zona leste da capital. 

O governador Tarcísio de Freitas destacou, em seu discurso, o sucesso do programa de Parcerias e Investimentos do Estado, atribuindo parte desse êxito à liderança do deputado André do Prado. 

“Trouxemos gigantes da mobilidade, o que, por si só, já é um indicador de sucesso. Sabemos que a preparação de um leilão como este exige muito trabalho. Agradeço também à Alesp, pois grande parte desse resultado se deve à sua liderança”, disse o governador, direcionando a fala a André do Prado.

Durante a sua fala, Tarcísio explicou os passos que levaram à criação do programa, destacando a importância da iniciativa privada na sua gestão.

 “Quando lançamos o programa de parcerias e investimentos, criamos uma secretaria para organizar e centralizar essas ações. Era necessário ter uma estrutura que facilitasse a entrada dos investidores, uma porta única de entrada para que os projetos pudessem ser entregues aos nossos reguladores”, disse.

O governador também comentou sobre os resultados alcançados até o momento. “Naquele momento, a previsão era de contratar 220 bilhões de reais, e hoje já chegamos a 324 bilhões. O programa é de médio a longo prazo, mas os resultados já estão sendo sentidos”, concluiu Tarcísio, evidenciando o crescimento e a robustez da iniciativa.

Investimentos

A extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza, com investimentos de R$ 566 milhões, terá 4,4 km e será concluída até 2032, com a utilização de faixa de domínio da MRS. Para a reforma das quatro estações de Mogi das Cruzes, estão previstos R$ 465 milhões, focando em acessibilidade, segurança e melhorias nas instalações.

Além disso, haverá integração com terminais urbanos. O projeto faz parte do Lote Alto Tietê, que prevê R$ 14,3 bilhões em investimentos e a adição de 25,7 km de trilhos, beneficiando 1,3 milhão de passageiros diários até 2040.

Na Linha 12-Safira, a concessão reduzirá os intervalos de trens de 5 minutos para 3 minutos e 15 segundos entre Brás e Itaquaquecetuba, e de 10 minutos para 6,5 minutos entre Itaquaquecetuba e Suzano.

A Linha 13-Jade também terá seu intervalo reduzido de 15 para 10 minutos, além de uma extensão de ambas as extremidades, com a nova parada na futura estação Gabriela Mistral, integrando com a Linha 2-Verde do metrô. O Expresso Aeroporto terá viagens mais frequentes e novas paradas, melhorando a conectividade e o transporte para a população.


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