Consumo de energia cresceu 8,6% durante onda de calor no Alto Tietê, afirma EDP
Diferença representa cerca de 18 mlhões de KWh a mais do que o consumido no mesmo período em 2024
22/01/2026 12h13, Atualizado há 9 dias
Consumo de energia | Divulgação/EDP
Durante as ondas de calor que marcaram o mês de dezembro no Alto Tietê, o consumo de energia elétrica cresceu, segundo a EDP, distribuidora de energia elétrica da região. Segundo dados divulgados pela empresa, houve um aumento de 8,6% no consumo do mês de dezembro em comparação ao mesmo período de 2024. A diferença representa cerca de 18 milhões de KWh a mais do que o ano anterior.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Mesmo sem mudanças nos hábitos, o aumento das temperaturas provoca crescimento natural do consumo, segundo a EDP, especialmente pelo uso intensivo de equipamentos de climatização e refrigeração.
Em dias muito quentes, geladeiras, freezers e aparelhos de ar-condicionado precisam trabalhar mais para manter a eficiência. Esse esforço adicional pode elevar o consumo destes equipamentos em até 20% a cada aumento de 5°C a 10°C na temperatura ambiente.
Agora, em janeiro, apesar da frente fria e previsão de chuva nesta semana, a expectativa é de que as temperaturas voltem a subir em breve e a concessionária alerta para evitar o consumo elevado de energia durante as altas temperaturas.