Defesa de Any Awuada relata dificuldade em acessar os autos da prisão temporária
Em entrevista ao O Diário, advogadas de Nayara Macedo contaram que estão trabalhando pela liberdade da influenciadora enquanto tentam o acesso à íntegra dos documentos
29/05/2025 16h41, Atualizado há 11 meses
Dra. Blaustein e dra. Ramalho, da defesa de Nayara Macedo | Geovanna Albuquerque/O Diário
As advogadas Sabrina Blaustein e Victoria Ramalho, que representam a influenciadora Nayara Macedo – a Any Awuada -, relatam dificuldade em acessar os autos do pedido de prisão temporária contra a influenciadora. Em entrevista ao O Diário nesta quinta-feira (29), as advogadas contaram que ainda não conseguiram ler a íntegra dos documentos, o que impossibilita o exercício da “plena defesa” de Nayara.
Assista:
Segundo relatado, no mesmo dia do cumprimento do mandado de prisão temporária contra a influenciadora – realizado na quarta-feira passada (21), a defesa teria protocolado o pedido de acesso aos autos. Entretanto, no dia 23, a juíza responsável pelo caso negou o pedido, alegando, também de acordo com as advogadas de Nayara, que o acesso da Defesa “poderia atrapalhar as investigações em cursos”.
“A defesa está trabalhando com vários recursos”, contou a dra. Blaustein. “O primeiro foi em relação às condições da Delegacia de Itaquaquecetuba, que eram bem difíceis. [,,,] Depois, a gente entrou com o HC (Habeas Corpus), que ainda não foi julgado, mas a gente está trabalhando com todos os recursos possíveis para estar tirando ela o quanto antes.”
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real
O pedido de Harbeas Corpus, vale ressaltar, foi utilizado pela defesa de Nayara em resposta ao fato de que, na mesma decisão, a juíza afirmou que não havia provas de que a influenciadora estaria sendo privada dos cuidados que necessitava na cela onde estava. Por conta disso, Nayara chegou, inclusive, a contrair uma infecção urinária.
“No domingo (25), ela pediu para entrar em contato comigo e, quando eu cheguei na delegacia, ela já estava com os laudos da infecção urinária”, relembrou a dra. Ramalho. “Ela estava sentindo muita dor e chegou a ser encaminhada para o hospital.”
Transferência para São Paulo
Atualmente, Nayara, sua amiga e sua mãe foram estão na Cadeia Pública do 6º Distrito Policial de São Paulo, em Cambuci. Essa transferência, segundo as advogadas que atuam na defesa da influenciadora, deveria ter ocorrido no dia seguinte à chegada de Nayara à Delegacia de Itaquá.
“As três foram ouvidas ontem (28) e até agora a gente não sabe quais vão ser as medidas que vão ser tomadas porque a gente não tem acesso ao que está juntado no processo”, relatou a dra. Ramalho.
Em nota divulgada à imprensa, a defesa ressalta, ainda, que a “transferência faz parte dos procedimentos eleitos pela Autoridade Policial, em especial, pela colheita de depoimentos, não sendo nenhuma regalia ou tratamento diferenciado em razão do status de influenciadora”.
Perfis falsos
Outro ponto destacado pelas advogadas durante a entrevista foi a questão de perfis falsos e imagens da influenciadora em cela que estariam circulando pelas redes sociais. “Ela não tem nenhum outro perfil e está sem qualquer tipo de comunicação lá dentro”, explicou a dra. Ramalho.
O perfil do Instagram que Nayara utilizava – e onde acumula, atualmente, 492 mil seguidores – está privado desde o dia do cumprimento do mandado de prisão temporária. Nas redes sociais, a influenciadora compartilhava sua rotina e vida luxuosa.
Próximos passos
Na entrevista ao O Diário, a dra. Blaustein contou que, no momento, a prioridade dos trabalhos de defesa está voltada para a liberdade de Nayara. “Para a partir daí, então, a defesa conseguir ter acesso à toda a documentação e conseguir fazer uma defesa coerente nesse processo”, explicou.