Diário Logo

Eduardo Boigues, prefeito de Itaquá, é eleito presidente do Condemat+

Cerimônia de posse aconteceu nesta quinta-feira (2); prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PODE), assumiu a vice-presidência do consórcio

3 de janeiro de 2025

Mandato será de um ano, com possibilidade de reeleição | Foto: Divulgação

Reportagem de: Ana Lívia Terribille

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), foi eleito presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+) nesta quinta-feira (2), em votação realizada na sede da entidade, em Mogi das Cruzes. O mandato será de um ano, com possibilidade de reeleição. A prefeita de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale (PODE), é a vice-presidência do consórcio.

Essa é a primeira vez que Boigues ocupa a presidência do consórcio, cargo anteriormente ocupado por Vanderlon Gomes, de Salesópolis, durante a gestão de 2024. Boigues administrará um orçamento de R$ 18,6 milhões para este ano e elegeu a regionalização do sistema de vagas de hospitais como uma das principais prioridades. Ele defende que os pacientes da região tenham prioridade nos atendimentos.

“Temos que ter um sistema regionalizado de saúde. Aqui temos sete hospitais, mas nossas vagas estão direcionadas para outras unidades, como Carapicuíba. Nós temos vagas e precisamos estar de portas abertas para os nossos pacientes”, afirmou Boigues.

A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE), Marco Bertaiolli, e o secretário de Estado de Governo, Gilberto Kassab. Nas redes sociais, Boigues agradeceu o apoio dos demais prefeitos. “Minha eleição reflete esse esforço conjunto, e sou muito grato por essa oportunidade. É uma honra representar nossas cidades e trabalhar por elas”, destacou.

Priscila Gambale também utilizou suas redes sociais para reforçar o compromisso com a união regional. “Vamos trabalhar muito pelo bom desenvolvimento de todas as cidades da região”, declarou.

Nova diretoria do Condemat+

Além da presidência de Boigues, ficou definida da seguinte forma: o cargo de 1º tesoureiro será ocupado por José Luiz Freire, prefeito de Guararema; Walid Ali Hamid (Aladim), prefeito de Mairiporã, ficará com a posição de 2º tesoureiro; e Lucas Sanches, prefeito de Guarulhos, assumirá a secretaria. A presidência do Conselho Fiscal será assumida por Luis Camargo, prefeito de Arujá, com os membros Carlos Chinchila (Santa Isabel), Rodolfo Marcondes (Salesópolis), Gabriel Prianti (Igaratá) e Pedro Ishi (Suzano).

O Condemat reúne 14 municípios, incluindo as 10 cidades do Alto Tietê – Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano – além de Guarulhos, Santa Branca, Igaratá e Mairiporã. Juntas, essas cidades somam uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes.

Condemat+

Fundado em abril de 2010, o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê tem como objetivo fortalecer a representatividade e conquistar investimentos para a região. Sua atuação é pautada na busca de soluções e melhorias para os municípios, além de fomentar políticas públicas intermunicipais e promover o bem-estar de uma população que representa um conglomerado urbano de grande relevância.

Veja Também