Ex-prefeita de Guararema, Conceição Alvino, recebe Colar de Honra ao Mérito na Alesp
Conceição Alvino esteve à frente do Executivo guararemense ao longo de três mandatos e recebeu a mais alta honraria do parlamento paulista
Conceição Alvino recebe honraria | Mauricio Sordilli/Secop Suzano
Reportagem de: O Diário
A ex-prefeita de Guararema, Conceição Alvino, recebeu, nesta segunda-feira (4/11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria do parlamento paulista. Aos 90 anos, ela foi uma das figuras mais importantes da história da cidade, tendo estado à frente da principal cadeira do Executivo municipal em três gestões diferentes (1989-1992), (1997-2000) e (2001-2004).
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Proposta pelo presidente da Casa de Leis, deputado André do Prado (PL), a cerimônia também contou com a presença de outros nomes da região, como o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), a prefeita eleita de Mogi das Cruzes, Mara Bertaiolli (PL), e Márcio Alvino (PL), deputado federal e filho de Conceição.
Conceição é viúva do também ex-prefeito de Guararema, Sebastião Alvino de Souza, que ficou à frente do Poder Executivo da cidade por dois mandatos, nos períodos de 1970-1972 e seguidamente de 1977-1983.
Anos depois de sair da administração municipal pela última vez, Conceição viu seu filho, Marcio Alvino, ser eleito prefeito da cidade em 2008. O atual deputado federal cumpriu o primeiro mandato no Executivo municipal entre 2009 e 2012, quando foi reeleito para um segundo mandato. Em abril de 2014 ele se licenciou para concorrer ao cargo no Poder Legislativo nacional, em outubro daquele ano, quando acabou vitorioso.
Mara Bertaiolli
Mara Bertaiolli parabenizou Conceição e falou sobre a força e a atuação feminina na política do Alto Tietê.
“O Colar é o reconhecimento à trajetória da ex-prefeita Conceição, eleita pela primeira vez em 1989 e que fez a diferença em Guararema. Foi uma das primeiras mulheres a comandar o Poder Executivo na nossa região do Alto Tietê, abrindo caminhos para ampliar a participação e atuação feminina na politica”, salienta a futura prefeita mogiana.
Rodrigo Ashiuchi
Ashiuchi, por sua vez, ressaltou que essa é uma data que marca a história de uma grande personagem da política do Alto Tietê.
“A dona Conceição é uma referência para mim e para todos que se dedicam à administração pública. Por isso, não poderia deixar de prestigiar este momento único. Hoje a história da sempre prefeita Conceição Alvino se consolida não só em nossa região, mas no Estado de São Paulo”, destacou o chefe do Poder Executivo suzanense.