Diário Logo

Notizia Logo

Ferraz de Vasconcelos supera 500 casos confirmados e entra em epidemia de dengue

Em 2024, Ferraz de Vasconcelos registra um aumento de quase 10 vezes ao número de casos de 2023 (58), em menos de três meses

25 de março de 2024

O mosquito aedes aegypti é o agente transmissor da dengue | Freepik

Reportagem de: Vitor Gianluca

Ferraz de Vasconcelos confirma 542 casos de dengue e é a sexta cidade do Alto Tietê a entrar em epidemia de dengue, quando a incidência supera 300 casos positivos por 100 mil habitantes. Segundo a administração, os bairros mais afetados do município são Vila Jamil, Vila Santo Antônio, Cidade Kemel, Vila Margarida, Vila Corrêa, Jardim São João.

A alta de casos é uma preocupação de outras cidades da região e do estado de São Paulo. Mogi das Cruzes, Suzano, Biritiba Mirim Guararema e Santa Isabel também estão em epidemia, conforme critério estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em 2024, o município já registra um aumento de quase 10 vezes o número de casos de confirmados de 2023 (58).

Em nota, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que tem feito várias ações para orientar a população, dar assistência e evitar a proliferação do mosquito da Dengue na cidade. Citou algumas das ações realizadas:

  • 260 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) estão nas ruas para fazer uma ação de conscientização em toda a cidade, passando nas casas e verificando possíveis locais de criadouros do mosquito;
  • Mapeamento aéreo com drone ajuda a identificar do alto, as casas que estão com locais abandonados como piscinas sujas e com água, calhas que armazenam água, lajes, entre outras situações;
  • Dia D de Combate à Dengue que atingiu 18 escolas municipais e quase 20 mil alunos para incentivar a importância da prevenção. 

“Nas Unidades Básicas de Saúde do município foi criado um atendimento com médico exclusivo para atender os pacientes com sintomas e suspeitas de dengue. O município também criou o Zap da Dengue (11) 4674-3458 para a população denunciar possíveis criadouros do mosquito e também para tirar as suas dúvidas”, informou a administração.

Além disso, estão sendo realizadas as vacinações contra a dengue. A prefeitura informou que já foram vacinadas 3.454 crianças na cidade e a taxa de cobertura vacinal é de 60,23%.

Veja Também