Ferraz promove exames de Papanicolau neste sábado
Ação faz parte do “Março Lilás” e tem como objetivo conscientizar e prevenir o câncer do colo de útero

Ações de conscientização e prevenção estão sendo realizadas nas 13 unidades do município | Divulgação: Secom/Ferraz de Vasconcelos
Reportagem de: O Diário
O mês de prevenção ao câncer de colo de útero será marcado por uma programação especial em Ferraz de Vasconcelos. Neste sábado (23), três Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão exames de papanicolau, o intuito é atender as mulheres que não conseguem ir durante a semana.
Os atendimentos serão realizados nas UBSs da Vila Santo Antônio, CSII no centro e na de São Lázaro. O agendamento pode ser feito online pelo Portal da Saúde.
A expectativa da Secretária de Saúde é que sejam atendidas em média até 300 mulheres. Além disso, durante todo o mês de março várias ações de conscientização e prevenção estão sendo realizadas nas 13 unidades do município.
Centro de Especialidades Médicas
O Centro de Especialidades Médicas (CEM) elaborou uma série de ações que começam nesta sexta-feira, dia 22 de março e prossegue também pelo sábado, dia 23.
Na sexta-feira, a programação inclui palestra sobre saúde da mulher abordando ciclo menstrual, menopausa e câncer de colo de útero. Haverá também coleta de Papanicolau e outras atividades enfatizando Alimentação Saudável; Chás – benefícios das ervas naturais com nutricionista Willian; oficina de autocuidado e até uma aula experimental de Pilates.
A grande programação será no sábado com os seguintes serviços: acolhimento de fonoaudiologia para 16 pacientes; exames de eletrocardiograma para 200 pacientes; triagem/avaliação cirúrgica para 80 pacientes; auriculoterapia (demanda espontânea); coleta de Papanicolau para 36 pacientes; além de uma roda de conversa com psicóloga. A programação será das 7 às 17 horas.
A coordenadora de Especialidades, Maira Camila Maia de Souza, esclareceu que estas demandas serão via Regulação de Vagas. São todos pacientes já agendados, com pedidos médicos e que estão sendo convocados. Mais informações pelo telefone: 4678-5846.