Festival Diversa 2025 anuncia programação com nomes consagrados e artistas da região do Alto Tietê
Festival terá atrações musicais, performances cênicas, rodas de conversa e atividades culturais comandadas exclusivamente por mulheres nos dias 7 e 8 de junho em Guararema

Ericka Capella e Alyce Luna | Divulgação.
Reportagem de: O Diário
A cidade de Guararema será palco da 5ª edição do Festival Diversa, que acontecerá nos dias 7 e 8 de junho, no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello. Totalmente idealizado, produzido e protagonizado por mulheres, o evento traz um line-up que une artistas independentes da região do Alto Tietê a nomes consagrados da música brasileira, como Ana Cañas e Ceumar. Com o objetivo de valorizar a produção cultural feminina, o Festival busca fortalecer redes entre mulheres artistas e ampliar a visibilidade de suas trajetórias, especialmente na cena autoral.

A produtora executiva do Diversa, Isabela Prado, destaca a proposta do evento: “Ao mesclar nomes de maior visibilidade com artistas em início ou meio de carreira, ampliamos o alcance do Festival e reafirmamos nosso compromisso com um espaço mais inclusivo, colaborativo e plural”. O evento contará com apresentações musicais de Valéria Custódio, Karen Santana, Mari Merenda e Sandra Viana, que também é diretora artística do Festival. Haverá ainda performances teatrais e circenses com a Cia Mina de Riso, Ericka Capella e Alyce Luna, dança com o grupo Umbigo de Yayá, e literatura com Marian Koshiba, Liana Nakamura e Jô Freitas.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real

Sandra Viana celebrou a oportunidade de dividir o palco com Ceumar: “Dividir o palco com uma de minhas grandes ídolas é emocionante. Um festival como este nos conecta aos nossos referenciais de vida e arte, e isso reflete diretamente em nossa produção cultural”.
O Festival Diversa 2025 é realizado com apoio do Termo de Execução Cultural 39/2024-17250352.5786-, PNAB nº 215/2025, e já se consolidou como um importante espaço de visibilidade e acolhimento para trabalhadoras da arte e da cultura. Desde sua criação, em 2021, o evento vem trilhando um caminho de fortalecimento da cena artística feminina, com edições anteriores online e presenciais, incluindo destaque em publicações do Ministério da Cultura pela sua atuação com recursos da Lei Paulo Gustavo.
Criado pelas artistas Marian Koshiba e Valéria Custódio, o Diversa carrega em seu nome e essência o compromisso com a diversidade de gênero, raça e orientação sexual, buscando representar as múltiplas vozes e vivências das mulheres brasileiras nas artes.