GCM de Santa Isabel recebe autorização para usar arma de fogo
O próximo passo é aguardar a publicação oficial do acordo nos Diários Oficiais e o respectivo reconhecimento pela Polícia Federal.
19/01/2026 10h26, Atualizado há 20 dias
Polícia Federal autoriza armamento de GCMPolícia Federal autoriza armamento de GCM em Guararema | Divulgação PMG em Guararema | Divulgação PMG
A Polícia Federal reconheceu e assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Guarda Civil Municipal de Santa Isabel na sexta-feira (16), autorizando o processo de armamento da corporação. Com a formalização do termo, os agentes da GCM passam a estar habilitados para utilizar armas de fogo.
Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura de Santa Isabel disse que o reconhecimento “representa muito mais do que um ato administrativo” e que ele “simboliza a confiança institucional, preparo técnico e compromisso com a proteção da população“.
Ainda segundo a administração municipal, com o porte de armas de fogo, os agentes da GCM terão sua capacidade de atuação preventiva e ostensiva ampliada.
O próximo passo é aguardar a publicação oficial do acordo nos Diários Oficiais e o respectivo reconhecimento pela Polícia Federal. Cumpridas essas etapas legais, os guardas civis municipais estarão aptos a utilizar armas de fogo. A prefeitura não divulgou um prazo para a conclusão dos trâmites necessários.