Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Governo do Estado anuncia Centro TEA Paulista no Alto Tietê

Segundo o Condemat+, previsão é que o local seja definido ainda este ano, com início das obras em 2027

Por O Diário
04/05/2026 09h06, Atualizado há 1 hora

Anúncio contou com a presença de prefeitos da região | Divulgação/Condemat+

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, anunciou a implantação de uma unidade do Centro TEA Paulista na região do Alto Tietê. O anúncio ocorreu durante a assinatura de dois protocolos voltados à pessoas com deficiência e portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), em uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+). A previsão, segundo divulgado, é que ainda neste ano seja definido o local e a cidade de instalação, com início das obras previsto para o próximo ano.

A reunião aconteceu na quinta-feira (30), em Itaquaquecetuba, na Casa da Mulher. De acordo com o secretário, a implantação de unidades regionais do equipamento é uma determinação do Governo do Estado. Além do centro principal, localizado na capital paulista, o primeiro polo regional será inaugurado em junho, em Bauru.

Para o Alto Tietê, a expectativa é de que os municípios consorciados possam se candidatar a receber a unidade. A definição dependerá da disponibilidade de área ou estrutura adequada por parte das cidades interessadas. O Estado deverá iniciar, em conjunto com os municípios, um levantamento para identificação dos espaços, seguido da formatação do projeto.

Programa Todas In-Rede

O encontro em Itaquá formalizou a implementação do programa “Todas In-Rede”, que promove a inclusão de mulheres com deficiência por meio de ações integradas nas áreas de autonomia, empregabilidade, prevenção à violência e comunicação acessível. A iniciativa prevê capacitações, mobilização regional e fortalecimento da rede de proteção.

Além deste, outro protocolo assinado estabelece parceria com o Centro de Referência e Apoio para Pessoas com TEA e o Centro de Cidadania da Pessoa com Deficiência, garantindo apoio técnico e capacitação contínua para profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. O objetivo é qualificar o atendimento e apoiar os municípios na estruturação de políticas públicas inclusivas, com base na Lei Brasileira de Inclusão (LBI).

Mais noticias

Arujá Emprega oferece 13 vagas para ajudante geral nesta terça-feira (5)

Almoço de domingo: 9 receitas com frutos do mar para surpreender

Tarot semanal: previsão para os signos de 04 a 10 de maio de 2026

Veja Também