Com alerta na região, Guararema realiza campanha de vacinação contra a febre amarela
Ação será realizada neste domingo (16) e contará com postos volantes em diversas regiões da cidade; mobilização busca ampliar a cobertura vacinal

Em Guararema, a vacina é oferecida regularmente nas Unidades Básicas de Saúde | Foto: Comunicação/PMG
Reportagem de: O Diário
Com postos volantes espalhados por diversas regiões, a Prefeitura de Guararema realiza neste domingo (16) o Dia V de vacinação contra a febre amarela. A mobilização busca ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção da população contra a doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo mosquito da dengue, zika e chikungunya, e pode levar a óbito.
O alerta para a imunização se intensificou após a confirmação de um macaco encontrado morto com febre amarela em uma área de mata na divisa de Santa Isabel, município vizinho. A presença do vírus em primatas indica circulação ativa da doença, tornando a vacinação ainda mais essencial para evitar a transmissão em humanos.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Em Guararema, a vacina é oferecida regularmente nas Unidades Básicas de Saúde (Cesap, UBS Lambari e UBS Jardim Dulce), de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. No Dia V, no entanto, equipes volantes percorrerão bairros das regiões Norte, Sul e Central entre 9h e 14h, facilitando o acesso à imunização. A dose está disponível para pessoas entre 9 meses e 59 anos, enquanto idosos acima dessa faixa etária precisam de avaliação médica antes da aplicação. Quem pretende viajar para áreas de risco também deve se vacinar.
Os sintomas da febre amarela incluem febre, dor de cabeça intensa, vômitos, náuseas, fadiga e fraqueza. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos, levando à morte.
Onde se vacinar no Dia V?
Na região Norte, o Dia V de vacinação terá início nos bairros Cerejeira e Maracatu, incluindo a região da Paculândia, com posto volante instalado no ‘Mercadinho da Manuela’. No Guanabara, Jardim Luiza e Fukushima, o atendimento será em frente à Escola Municipal “José Donizete de Paiva”. Já nos bairros Colônia, Jardim Dulce, Parateí e Balança, a vacinação ocorrerá próximo ao ‘Mercado da Dinha’ e à rua da Feira. Na Freguesia, Itaoca e região conhecida como “Toca da Onça”, a equipe de saúde estará posicionada em frente à igreja.
Na região Central, a ação acontecerá em um posto volante montado ao lado dos supermercados ‘Doce Preço e Monteiro’ e próximo à Igreja Matriz. Em Luís Carlos e nos bairros Itapeti e Ipiranga (Sítio dos Marrons) o atendimento percorrerá as ruas. No Morro Branco e Ipiranga a imunização ocorrerá no conjunto habitacional e próximo a academia ‘Acqua Boya’; no Nogueira e Capoeirinha também será conjunto habitacional do bairro. Já no Morro da Antena e D’Ajuda, será nas proximidades da Escola Profissionalizante “Prefeito Sebastião Alvino de Souza”, na rua Dr. Falcão e próximo ao mercado Rochinha.
Na região Sul, moradores do Sítio dos 15, Itapema II, Itapema e Valparaíba poderão se vacinar próximo ao condomínio ‘Alpes e ao Mercado Monteiro’. Por fim, na região da Ponte Alta, Dozinho Leite, Petrobras e Lagoa Nova, a imunização ocorrerá no ‘Bar dos Amigos/Bar Dozinho Leite’.