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Leilão das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM será na próxima semana, em São Paulo

Sessão pública ocorrerá no dia 28 de março, na B3, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo dos 25 anos da futura concessão

20 de março de 2025

Trem da CPTM | Foto: Divulgação

Reportagem de: O Diário

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizará no dia 28 de março, próxima sexta-feira, o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens. A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados.

Entre as melhorias previstas estão a requalificação das três linhas, ampliação da rede ferroviária e a construção de oito novas estações, além da reforma de 24 já existentes. Outra medida importante é a eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, aumentando a segurança dos passageiros e a fluidez no trânsito urbano.

Além disso, a concessão irá promover investimentos em rede aérea, via permanente, sinalização, novos equipamentos e sistemas. A expectativa é que até 2040, as três linhas transportem juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia útil.

A concessão promete, ainda, a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente em diferentes linhas:

Linha 11-Coral: O intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Linha 12-Safira: O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.

Linha 13-Jade: O intervalo será reduzido para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.

Inovações e aspectos regulatórios

O contrato de leilão também inclui uma fase de transição de 24 meses, com treinamentos e operação assistida da concessionária, para garantir uma migração eficiente entre a gestão da CPTM e a nova operadora. Além disso, o projeto contempla estudos sobre resiliência climática, com o objetivo de proteger o serviço de eventos climáticos extremos.

Atratividade e impacto social

Com um modelo de concessão patrocinada e aporte do governo estadual, a licitação do Lote Alto Tietê tem atraído interesse de investidores nacionais e internacionais. O Governo de São Paulo tem realizado encontros com investidores em países como França e Itália, além de prospectar mercados asiáticos, visando atrair competidores qualificados para ampliar a concorrência.

A concessão terá forte impacto social, beneficiando as regiões da Zona Leste e áreas metropolitanas com alta demanda de transporte, atendendo a mais de 4,6 milhões de pessoas. O projeto visa ampliar a oferta de transporte público de qualidade, proporcionando mais conforto e eficiência, além de reduzir os tempos de deslocamento para os passageiros.

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