Diário Logo

O Diário Logo

Linha 12-Safira da CPTM volta a operar normalmente nesta quarta-feira (14)

Volume de passageiros da linha 11-Coral aumentou durante as obras realizadas na linha 12-Safira

13 de fevereiro de 2024

Obras realizadas na linha 12-Safira da CPTM. Foto: CPTM/divulgação.

Reportagem de: Vitor Gianluca

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos informa que a linha 12-Safira volta a operar normalmente nesta quarta-feira (14). O trecho estava em obras e os passageiros eram orientados pela companhia a fazer uso da linha 11-Coral como meio alternativo. As obras foram finalizadas com 11 dias de antecedência, segundo a companhia e o fluxo na linha 11-Coral deve ser normalizado.

A Linha 12-Safira é uma das mais importantes vias de acesso da zona leste de São Paulo e região do Alto Tietê ao centro da capital paulista. As obras foram realizadas para instalação de Aparelhos de Mudança de Via em X. Os testes para liberação entre as Estações Brás e Tatuapé começaram na quinta-feira (8), com as composições circulando sem passageiros, e a operação assistida no sábado (10), com a circulação sendo realizada com passageiros.

O trecho foi interditado no dia 26 de dezembro para a instalação de novos Aparelhos de Mudança de VIA (AMVs), formando dois travessões, no formato de um x. A obra busca facilitar a chegada e a partida das composições da Estação Brás, permitindo maior fluidez.

“As equipes de manutenção e operação da CPTM trabalharam ininterruptamente para que as obras finalizassem o mais rápido possível, assim conseguimos entregar a operação normalizada com todas as melhorias 11 dias antes do previsto”, afirma o presidente da CPTM, Pedro Moro. 

Além da instalação do AMV, obras na rede aérea e em sistemas de sinalização foram necessárias. Todos os equipamentos foram fabricados com exclusividade para a CPTM, atendendo todos os requisitos necessários para promover as melhorias esperadas aos passageiros.

A Linha 12-Safira possui 13 estações que atravessam a zona leste de São Paulo e municípios do Alto Tietê, ligando as estações Brás, no centro da capital paulista, e Calmon Viana, no município de Poá. Em 2023 a linha transportou, em média, 263 mil pessoas por dia útil, pelos seus 39 quilômetros de extensão.

Veja Também