Mais de 1,2 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no Alto Tietê devido às chuvas
Entre os principais danos causados estão alagamentos de ruas e residências, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra

Divulgação | Itaquá
Reportagem de: O Diário
Devido às chuvas intensas que atingiram as dez cidades do Alto Tietê, no último fim de semana, cerca de 1,2 mil pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas na região. O município mais afetado foi Itaquaquecetuba, que decretou estado de calamidade pública por 180 dias. Entre os principais danos causados estão alagamentos de ruas e residências, transbordamento de rios e córregos, além de deslizamentos de terra. (Confira lista abaixo).
- Receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se no canal de O Diário no YouTube.
- Siga O Diário no X e fique por dentro de tudo em tempo real.
Considerando apenas os afetados em Itaquaquecetuba, aproximadamente 95 pessoas estão desabrigadas, e a administração municipal já direcionou esse público para os abrigos montados para acolhimento. Além disso, outras 1,1 mil famílias estão desalojadas.
As áreas afetadas estão sendo monitoradas e o foco das ações está voltado para o apoio aos moradores que optaram por deixar suas residências em locais com ruas alagadas, conforme informou a prefeitura abaixo.
A administração mantém, neste momento, mais de 100 servidores em campo, com quatro abrigos montados para acolhimento. As estruturas emergenciais estão localizadas na rua Joaquim Nabuco, 66 – Maria Augusta; rua Tiradentes, 126 – Maria Augusta; rua São Roque, 215 – Vila Japão; e estrada Valter da Silva Costa, 1.228 – Vila Sônia.



Em Mogi das Cruzes, cinco famílias, totalizando 20 pessoas, estão desabrigadas e foram encaminhadas para o alojamento temporário da administração municipal, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e de agentes sociais. Dezenas de outras famílias estão recebendo atendimento por meio das doações do Fundo Social de Solidariedade e da equipe da Secretaria de Assistência Social.
LEIA TAMBÉM
- Com 1,1 mil pessoas desalojadas, Itaquá decreta estado de calamidade devido às enchentes
- Alagamentos interditam acesso a Itaquaquecetuba pela Ayrton Senna
- Fundo Social arrecada donativos para ajudar famílias desabrigadas pelas chuvas em Mogi
- Parque Centenário, em Mogi das Cruzes, é totalmente interditado após chuvas
Segundo a Defesa Civil, houve registro de alagamentos e inundações nos distritos de Jundiapeba e Quatinga, além do Pindorama. A Prefeitura de Mogi das Cruzes também atendeu solicitações referentes às quedas de árvores no Conjunto São Sebastião, Rodeio, Taiaçupeba, Conjunto Nova Bertioga, Taboão e Parque Santana, além de atendimentos relacionados a um deslizamento. (Leia abaixo).
“Foi registrado um deslizamento em uma encosta de área verde na rua Guarapiranga, no Jardim Layr. O local foi isolado e o deslizamento não atingiu residências, nem deixou feridos. Para registros de ocorrências ou situações de emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo número 193. As ligações são gratuitas e os telefones estão disponíveis 24 horas por dia“, disse a nota.
Nos últimos três dias, Mogi das Cruzes registrou 164,9 mm de chuva, mais da metade do total previsto para o mês inteiro. Para efeito de comparação, em fevereiro de 2024, o índice pluviométrico acumulado foi de 239,8 mm ao longo de todo o mês.



Em Suzano, segundo um levantamento divulgado na tarde desta segunda-feira (3/2), 17 pessoas estão desabrigadas após precisarem ser removidas de suas casas sem ter para onde ir. Todas foram acolhidas em um abrigo temporário instalado no prédio do antigo Restaurante Popular, onde recebem hospedagem, banho, alimentação e atividades para as crianças. Elas permanecerão no local até que suas residências voltem a ser seguras ou consigam outra moradia.
Em relação à chuva que atingiu o município, a Prefeitura de Suzano informou que “o acumulado das últimas 72 horas chegou a 172,8 mm. Para efeito de comparação, o índice de pluviosidade no mês todo de janeiro de 2024 foi de 268 mm, enquanto em janeiro de 2025 foi de 368 mm”.
Em Ferraz de Vasconcelos, a prefeitura informou que a Defesa Civil realizou 20 interdições, com as famílias sendo acolhidas em casas de parentes. Ainda segundo a administração municipal, os monitoramentos foram intensificados para identificar áreas de risco e solicitar a limpeza de córregos e galerias, garantindo uma melhor drenagem da água pluvial.
- Durante as últimas 24 horas, choveu 16,37 mm.
- Nas últimas 72 horas (3 dias), o volume de chuva acumulado foi de 147,7 mm.
- No total, no mês de janeiro, o volume de chuva foi de 348,02 mm.
Em Poá, o prefeito Saulo Souza (PP) decretou situação de emergência após as fortes chuvas. No último sábado (1º/2), quando ocorreram as enchentes no município, foram registrados 75 mm de precipitação. Segundo a prefeitura, 102 pessoas foram cadastradas na área de risco entre os bairros Jardim São José e Nova Poá pelas equipes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e orientadas sobre a disponibilidade do abrigo.
Em resposta aos impactos da chuva, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou de uma reunião virtual neste domingo (2/2) no gabinete do prefeito de Poá. Na ocasião, o chefe do Executivo municipal solicitou uma gestão de custo compartilhada para a limpeza e o desassoreamento do piscinão da Vila Romana, que transbordou após não suportar o volume de água.
Ainda segundo a prefeitura, houve alagamentos em pelo menos cinco bairros da cidade, além do transbordamento do piscinão da Vila Romana e movimentação de terra no Jardim Nova Poá. Os moradores afetados pela chuva estão recebendo doações de colchões, roupas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal, cobertores e outros itens. Além disso, foi instalado um abrigo provisório na Praça de Eventos, com capacidade para acolher até 30 famílias.
Em Biritiba Mirim, a prefeitura informou que há desabrigados no município. Ocorrências nos bairros Rio Acima e Nirvana foram atendidas pela Defesa Civil e pela Secretaria de Obras, que enviaram equipes e maquinários para atuar nos locais. Entre os dias 1º e 31 de janeiro, foram registrados 409,6 mm de chuva. No bairro Nirvana, a precipitação afetou uma propriedade particular, enquanto no Rio Acima, a EDP, concessionária de energia que atende o Alto Tietê, foi acionada devido a uma queda de energia na região.
- Por fim, em Guararema, a administração informou que houve registro de ocorrências relacionadas às chuvas até a tarde desta segunda-feira. O Diário também entrou em contato para obter informações sobre o volume pluviométrico das cidades de Arujá, Salesópolis e Santa Isabel, além de possíveis danos causados em razão das chuvas, mas, até o momento, não houve retorno.
Como doar?
MOGI DAS CRUZES
A campanha de doação do Fundo Social de Mogi das Cruzes segue coletando donativos que podem ser entregues na sede do Fundo Social, localizada no 1º andar do prédio da Prefeitura Municipal, e no Tiro de Guerra, na avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.000, no Mogilar, das 9 às 17h. Também é possível entrar em contato pelo telefone 4798-6365 para agendar a retirada das doações pela equipe da pasta.
“Neste momento, a prioridade é para água potável, produtos de higiene pessoal adulto e infantil (incluindo fraldas descartáveis) e itens de limpeza, como água sanitária, detergente e sabão em pó, mas todas as doações são muito bem-vindas e, assim que chegam, já são devidamente separadas e destinadas àqueles que mais precisam”, explica a presidente do Fundo Social de Mogi, Maira Cusatis.
SUZANO
O Fundo Social de Solidariedade dá andamento à arrecadação de materiais de limpeza e de higiene pessoal para serem posteriormente direcionados às famílias prejudicadas pelas chuvas. Interessados podem fazer doações no Paço Municipal (rua Baruel, 501, sala 224 – centro) ou na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais, o Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro).
FERRAZ DE VASCONCELOS
Os interessados podem fazer doações de itens de higiene e limpeza comparecendo junto ao Fundo Social de Solidariedade, que está localizado na rua Santa Catarina, 330, na Vila Romanopolis.
POÁ
O Fundo Social de Solidariedade de Poá, localizado na rua Alberto Rossi, 130, está recebendo doações para as vítimas das enchentes e aberto para todo tipo de contribuição.
ITAQUAQUECETUBA
A Prefeitura de Itaquaquecetuba reforçou a criação da campanha “Juntos por Itaquá”, de apoio aos desabrigados e às famílias atingidas pelas enchentes, que visa arrecadar produtos de higiene pessoal e limpeza, água, cestas básicas e colchões. Os produtos devem ser entregues na Secretaria de Serviços Urbanos (rua Ali Hamoud, 40 – Alpes de Itaquá). Para doações em dinheiro, o Pix do Fundo Social é o número do CNPJ: 18.612.190/0001-63.
BIRITIBA MIRIM
Doações para este tipo de ocasião, além de contribuições com agasalhos e afins, podem ser feitas diretamente no Fundo Social de Solidariedade, situado na avenida Ayrton Senna da Silva, 100 – Jardim Alvorada. A pasta também atende pelo telefone 4692-5505.