Miss Batian encerra a Expo Aflord com resgate de tradições e exaltando a melhor idade
Masako Dan, vencedora da primeira edição do concurso, é natural do Japão e moradora da região há mais de 50 anos
31/08/2025 20h16, Atualizado há 2 meses
Concurso da Miss Batian marcou o encerramento do Expo Aflord | Fabrício Mello/O Diário
Marcando o último final de semana da Explo Aflord 2025, em Arujá, centenas de pessoas se reuniram para prestigiar a primeira edição do concurso Miss Nikkey Batian 2025. A vencedora foi a carismática Masako Dan, de 82 anos. Natural da cidade de Kumamoto, no Japão, ela veio para a região do Alto Tietê há mais de 50 anos e é praticante ativa das artes clássicas japonesas.
VEJA COMO FOI O EVENTO:
O nome do concurso vem da expressão “oba-chan”, em japonês, que é uma forma carinhosa de se referir a avós ou tias. Por isso, o apoio dos filhos e netos da Masako, segundo a própria, foi fundamental para a conquista da coroa.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
A competição reuniu 22 participantes, entre 64 e 88 anos, que desfilaram com kimonos tradicionais. Além da coroada Miss Batian, o concurso também premiou Hiroko Yasutake e Tashiro Nakaharada como 1º e 2º princesas da corte.

Responsável pela organização do Miss Batian, a coordenadora Valéria Otsubo explicou que o título faz uma homenagem aos primeiros passos dados por todas as “batians” décadas atrás, que, hoje, são consagradas como pilares para a cultura japonesa no Brasil.
“Eu acredito que tudo que estamos realizando é um sonho de alguém que começou 40 anos atrás. Surgiu essa ideia do Miss Batian porque eu não havia visto em nenhum ‘matsuri’ e eu acho que isso [o concurso] é a maior homenagem que a gente pode fazer a cultura japonesa. Começamos pelas ‘batians’, e deu muito certo, a diretoria nos apoiou e encerramos com chave de ouro essa festa, que ficou ainda mais bonita.”
E após uma sessão de fotos com os filhos e netos orgulhosos, a Miss Batian também tirou um momento para conceder uma entrevista ao O Diário, onde celebrou a conquista do título e ressaltou a alegria de viver o momento com sua família. “Estou muito feliz. Eu tenho onze netos, cinco filhos, e acho que é por isso [o apoio deles] que eu ganhei, né? [risos] Tenho bastante orgulho deles“, comentou Masako.