Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Miss Batian encerra a Expo Aflord com resgate de tradições e exaltando a melhor idade

Masako Dan, vencedora da primeira edição do concurso, é natural do Japão e moradora da região há mais de 50 anos

Por Fabricio Mello
31/08/2025 20h16, Atualizado há 2 meses

Concurso da Miss Batian marcou o encerramento do Expo Aflord | Fabrício Mello/O Diário

Marcando o último final de semana da Explo Aflord 2025, em Arujá, centenas de pessoas se reuniram para prestigiar a primeira edição do concurso Miss Nikkey Batian 2025. A vencedora foi a carismática Masako Dan, de 82 anos. Natural da cidade de Kumamoto, no Japão, ela veio para a região do Alto Tietê há mais de 50 anos e é praticante ativa das artes clássicas japonesas.

VEJA COMO FOI O EVENTO:

O nome do concurso vem da expressão “oba-chan”, em japonês, que é uma forma carinhosa de se referir a avós ou tias. Por isso, o apoio dos filhos e netos da Masako, segundo a própria, foi fundamental para a conquista da coroa.

A competição reuniu 22 participantes, entre 64 e 88 anos, que desfilaram com kimonos tradicionais. Além da coroada Miss Batian, o concurso também premiou Hiroko Yasutake e Tashiro Nakaharada como 1º e 2º princesas da corte.

Corte do Miss Batian | Fabio Pereira/O Diário de Mogi

Responsável pela organização do Miss Batian, a coordenadora Valéria Otsubo explicou que o título faz uma homenagem aos primeiros passos dados por todas as “batians” décadas atrás, que, hoje, são consagradas como pilares para a cultura japonesa no Brasil.

“Eu acredito que tudo que estamos realizando é um sonho de alguém que começou 40 anos atrás. Surgiu essa ideia do Miss Batian porque eu não havia visto em nenhum ‘matsuri’ e eu acho que isso [o concurso] é a maior homenagem que a gente pode fazer a cultura japonesa. Começamos pelas ‘batians’, e deu muito certo, a diretoria nos apoiou e encerramos com chave de ouro essa festa, que ficou ainda mais bonita.”

E após uma sessão de fotos com os filhos e netos orgulhosos, a Miss Batian também tirou um momento para conceder uma entrevista ao O Diário, onde celebrou a conquista do título e ressaltou a alegria de viver o momento com sua família. “Estou muito feliz. Eu tenho onze netos, cinco filhos, e acho que é por isso [o apoio deles] que eu ganhei, né? [risos] Tenho bastante orgulho deles“, comentou Masako.

Mais noticias

Defesa Civil emite alerta para tempestades no Alto Tietê ao longo deste sábado (8)

Governo do Estado oferece transporte gratuito para estudantes nos dias de Enem

Veja como se preparar para ir bem em Português no Enem; professora dá dicas

Veja Também