Diário Logo

O Diário Logo

Moradora de Poá fala sobre a luta contra o câncer em livro

Obra reúne os relatos de Damaris Franco e outras nove pacientes oncológicas e aborda sobre o suporte emocional no combate à doença

3 de maio de 2024

Damaris Franco é uma das dez pacientes oncológicas que relatam a luta contra o câncer | Reprodução: Arquivo pessoal

Reportagem de: O Diário

A cidade de Mogi das Cruzes irá receber o lançamento do livro “Um dia de cada vez – Guia de suporte emocional da mulher com câncer”, neste sábado (4), na Loja ABRUM, localizada no centro da cidade. O lançamento também irá ocorrer em Poá, cidade de uma das coautoras, no dia 25 de maio, na livraria Rara Books.

O livro conta com dez psico-oncologistas, que dão dicas para enfrentar o processo contra o câncer, e dez coautoras de diferentes estados do Brasil que relatam as dificuldades da jornada contra a doença. Dentre as coautoras, se encontra Damaris Franco, moradora de Poá.

Em entrevista ao Diário, Damaris contou como foi o processo de escrita do livro.  

“Como paciente oncológica com mutação genética,  vivi e vivo numa montanha russa de emoções, um dia estou muito bem física e psicologicamente e em outros parece que meu mundo desaba. O fato de, ao escrever, reviver todos os momentos que eu passei após a descoberta do câncer, como cirurgias e quimioterapias, não foi difícil ou doloroso pra mim, pois acredito muito que, como pregava Santo Agostinho, a dor compartilhada é dor amenizada. Então escrever é uma forma de dividir conflitos e aliviar a dor”. 

Todo o alinhamento de escrita foi realizado por meio de reuniões online. A coordenação do livro ficou sob responsabilidade da psico-oncologista Tatiane Lima com o apoio da Editora Aja.

A coautora contou também que tem contato com o mundo oncológico desde 2013, quando auxiliou o pai no tratamento dele. Em 2017 descobriu o primeiro câncer, um câncer de ovário, que já estava alojado entre o diafragma e o fígado. Foi realizado duas cirurgias, nas quais foram retirados o útero, ovários, apêndice e cerca de 15 cm do intestino. Nos dias de quimioterapia, Damaris passava cerca de 8 horas no hospital.

“Depois do susto, decidi viver apesar do tratamento e até curti a fase careca sem usar peruca ou lenços. Vivia normalmente, porém sempre respeitando os sinais do meu corpo e descansando quando ele me pedia por isso.  De lá pra cá vivo em acompanhamento médico, mantendo uma rotina de consultas e exames”.

Em 2023, após passar por uma cirurgia devido a uma doença autoimune na tireoide (Doenças de Graves), foram encontrados 3 nódulos malignos na região. Damaris foi então diagnosticada com câncer de tireoide.

“Descobri que tenho uma mutação no gene ATM, que me deixa predisposta a desenvolver outros tipos de câncer […] Meu acompanhamento é bem frequente e com oncologistas de diversas especialidades. Minha única certeza é a de que vou morrer um dia, mas até lá, quero viver muito!”

“Como o câncer ainda é um assunto tratado como um tabu em nossa sociedade, nem todas as pessoas se sentem confortáveis para falar sobre a doença, mas é importante ressaltarmos que apesar de todo o avanço dos tratamentos, a prevenção ainda é a nossa maior aliada na luta contra o câncer e a descoberta precoce aumenta muito as chances de cura. Precisamos falar sobre isso!”

Sinopse  

O livro “Um Dia de Cada Vez – é um guia do suporte emocional da mulher com câncer”, além de histórias inspiradoras de pacientes oncológicas que enfrentaram essa batalha com coragem e resiliência, você encontra direcionamento de psicólogas especialistas em oncologia, com técnicas validadas e orientações para o cuidado emocional. Desde o impacto inicial do diagnóstico até os desafios diários do tratamento, este livro oferece conselhos práticos e reflexões profundas sobre como encontrar esperança e apoio durante a jornada oncológica. Seja qual for a fase em que você se encontra, este livro é um lembrete gentil de que não estamos sozinhas. Esta é uma jornada de um dia de cada vez, cheia de amor, compaixão e uma mensagem de esperança para todas as mulheres que enfrentam o câncer.

Escrito por: Geovanna Albuquerque

Revisado por: Fabrício Mello

Veja Também