Número de animais resgatados pela Guarda Ambiental de Itaquá cresce 40%
Foram 409 resgates neste ano e 291 em 2023; o resgate tem por objetivo preservar a vida deles, além de proteger a fauna e a flora
Cada resgate é uma vitória para a preservação da biodiversidade | Divulgação
Reportagem de: O Diário
A Guarda Ambiental de Itaquaquecetuba registrou um aumento de 40,54% no número de resgates de animais silvestres de janeiro a setembro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, 409 animais foram resgatados neste ano e 291 em 2023. O resgate tem por objetivo preservar a vida deles, além de proteger a fauna e a flora.
Grande parte dos animais são encontrados em condições precárias de saúde ou em situação de cativeiro. Após o resgate, eles são encaminhados ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS-PET), em São Paulo, onde recebem os cuidados necessários.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Entre as espécies mais resgatadas nos dois anos, destacam-se os gambás de orelha preta, conhecidos como saruês, com 275 ocorrências, 161 cobras, 146 pássaros coletinha, 77 patos, 42 tartarugas, 35 bichos-preguiça e 35 corujas.
“O trabalho da Guarda Ambiental é essencial para a preservação de nossa fauna. O aumento dos resgates deixa claro que o nosso foco é proteger a vida animal e garantir que essas espécies sejam recuperadas e reintegradas ao seu habitat natural”, disse o secretário de Segurança Urbana, Anderson Caldeira.