O Diário de Mogi intensifica cobertura digital e assume identidade multiplataforma
Para isso, se despede da versão impressa para investir em novas formas de levar informação para Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê
O Diário de Mogi | Reprodução
Reportagem de: O Diário
“O jornalista não é o protagonista, nem o detentor da notícia. Ela pertence à sociedade”. A frase, emblemática, do fundador de O Diário de Mogi, Tirreno Da San Biagio, o Toti, se encaixa na nova fase que o principal veículo de comunicação de Mogi das Cruzes e todo o Alto Tietê começa a partir do dia 10 de fevereiro. Uma fase em que o jornal de 65 anos de história interrompe a sua edição impressa para intensificar o seu trabalho multiplataforma, iniciado há mais de três anos.
No segundo semestre de 2020, o Diário de Mogi havia dado o seu primeiro passo para o universo digital ao transformar o jornal impresso em uma edição de fim de semana. Agora, ousa ainda mais ao interromper totalmente o jornalismo impresso para investir em outras formas, mais rápidas e mais modernas, para levar informação a Mogi das Cruzes e a todo o Alto Tietê. E, inspirado na frase de seu fundador, tudo será de graça para a população, sem cobrança de assinatura, ou seja, acesso gratuito ao site.
“Meu pai disse que a notícia é da sociedade. O nosso papel, portanto, será trabalhar a informação, apurar e devolver para a sociedade esse conteúdo com a apuração séria do nosso jornalismo. E sem custo para a sociedade. É a nossa contribuição, o nosso papel”, destaca Túlio Da San Biagio.
Para isso, uma nova redação será montada, totalmente multiplataforma. E investimentos em tecnologia serão feitos.
O investimento começa na plataforma do site, que terá uma nova ferramenta e novo layout. Josué Suzuki, Head Digital e de Conteúdo de O Diário, explica que o novo site vai atender as exigências que o Google preconiza para que um portal de notícias funcione, como as Core Web Vitals (conjunto de métricas que avaliam a experiência real do usuário quanto ao desempenho de carregamento, à interatividade e à estabilidade visual da página).
“Na parte técnica, estamos investindo em desempenho, performance e experiência do usuário. Na parte jornalística, vamos investir no conceito multiplataforma. Vamos levar informação em texto, fotos, vídeos e áudios. Vamos usar todos os nossos meios, não apenas o site. Ou seja, todas as nossas redes sociais, que vem crescendo também, serão fonte de informação. Inclusive com coberturas ao vivo.”
O Diário já vem intensificando suas coberturas em outros meios. Em pouco mais de três anos, o Youtube nasceu e hoje está chegando nos nove mil inscritos. O Instagram, por exemplo, já soma cerca de 21 mil seguidores. Além disso, O Diário está presente no Twitter, Linkedin e vai iniciar sua jornada no Tik Tok e Spotify.
Sobre a produção de conteúdo, além das reportagens do dia a dia ele cita que O Diário vai intensificar a cobertura em vídeo e no ao vivo. Hoje, há podcasts no ar, mas novos produtos deverão fazer parte do ecossistema de informação.
“Não somos apenas uma rede social ou um site, mas entregamos conteúdo em variadas mídias”, disse o diretor de O Diário, Renato Cocenza. Ele completa que todo esse ecossistema também vai ser disponibilizado para os parceiros comerciais, aumentando assim a gama de oportunidades que O Diário de Mogi pode oferecer. “O Diário é texto, vídeo, foto. O Diário é notícia o dia todo, todos os dias, todas as horas”, destaca.
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