Poá assina convênio com SP para alças do Rodoanel e modernização de estações da CPTM
Formalização dos convênios será na próxima segunda-feira; pacotes somam cerca de R$ 2 bilhões e também devem contemplar a modernização de 6 passarelas na cidade
05/08/2025 10h57, Atualizado há 10 meses
Reunião entre prefeitura e governo estadual | Divulgação/Prefeitura de Poá
A Prefeitura de Poá e o Governo do Estado formalizam, na próxima segunda-feira (11), a assinatura de dois convênios para execução de obras de mobilidade urbana e modernização da infraestrutura ferroviária. O pacote prevê investimentos de cerca de R$ 2 bilhões e, segundo a administração municipal, trata-se do maior volume de recursos já destinado ao município em uma única ação de infraestrutura.
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Entre as obras previstas estão a implantação de novas alças de entrada e saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-066), além da construção de um novo viaduto, readequações na Estrada Padre Eustáquio e intervenções ao longo da Rodovia João Afonso de Souza Castellano (SP-66).
A proposta, segundo a Prefeitura, é melhorar a fluidez viária e conectar Poá aos principais corredores logísticos do Estado de São Paulo.
Outro convênio contempla a modernização das estações ferroviárias de Poá e Calmon Viana, operadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Os projetos incluem a construção de novos mezaninos, instalação de escadas rolantes, cobertura das plataformas, adequações de acessibilidade e requalificação do entorno. Também está prevista a revitalização das seis passarelas urbanas da cidade, com implantação de iluminação, câmeras de monitoramento e melhorias para pedestres.
A previsão é que as obras tenham início ainda no segundo semestre de 2025.