Diário Logo

O Diário Logo

Poá terá Dia D de Vacinação contra a gripe 

Ação acontecerá no dia 13/04, das 8h às 15h, nas UBSs Calmon Viana, Cidade Kemel, Nova Poá e na Praça da Bíblia

5 de abril de 2024

A vacina contra a gripe também está disponível em todas as UBS de Poá | Divulgação.

Reportagem de: O Diário

No próximo dia 13 de abril a Prefeitura de Poá realizada uma grande ação de imunização: é o Dia D de Combate à Gripe. A atividade será realizada das 8h às 15h nas UBSs de Calmon Viana, Jardim Nova Poá e Cidade Kemel, além da Praça da Bíblia. 

Nesta primeira fase, poderão receber a vacina: crianças de seis meses a 06 anos; pessoas acima de 60 anos de idade; gestantes; puérperas; indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente; menores de 18 anos em medidas socioeducativas; população privada de liberdade (acima de 18 anos); funcionários do sistema carcerário; portadores de comorbidades graves; professores; profissionais das Forças Armadas; pessoas em situação de rua; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e portuários.

O Dia D é realizado para beneficiar todos que fazem parte do público alvo, mas não conseguem se deslocar até uma Unidade de Saúde durante a semana. “Queremos garantir a imunização para o maior número possível de pessoas, prevenindo a população contra as cepas mais agressivas do vírus influenza”, afirmou o secretário de Saúde de Poá, Alexandre Provisor. 

A vacina contra a gripe também está disponível em todas as UBS – o atendimento acontece das 8h30 às 15h. Para se vacinar é necessário apresentar documento de identificação com CPF, caderneta de vacinação, cartão SUS e documento que comprove a inclusão do poaense nos grupos prioritários.

No total, 4 mil doses foram destinadas para a cidade. A prefeita Marcia Bin explica que a campanha foi antecipada neste ano. “Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, desta vez teve inicio no dia 25 de março, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no País. Capacitamos a nossa equipe e nos preparamos para imunizar a nossa população também”. 

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado o Ministério da Saúde observou uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. 

Veja Também