Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Saiba como é o funcionamento do Parque do Lago em Guararema

Local funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 22h, e fecha às segundas-feiras para manutenção e conservação

Por O Diário
21/10/2025 16h28, Atualizado há 2 horas

Comunicação | PMG

A Prefeitura de Guararema inaugurou, no último sábado (18/10), o Parque do Lago “Professora Aurea Maria Camargo Ramos”, regulamentado pelo decreto municipal nº 4.636, o Parque do Lago é um espaço voltado à preservação ambiental, à educação ecológica e ao turismo sustentável. O local funciona de terça-feira a domingo, das 6h às 22h, e fecha às segundas-feiras para manutenção e conservação.

Com investimento total de R$ 729.974,04, sendo R$ 700 mil provenientes de repasse do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, o parque foi planejado para integrar o ambiente urbano à natureza, oferecendo estrutura acessível e áreas de convivência para toda a família.

Entre os atrativos estão ciclovia, pista de caminhada, playground, letreiro instagramável, deck de madeira com vista privilegiada do lago, quadra de caiaque polo, Área de Preservação Permanente (APP) com mais de 2,8 mil árvores nativas plantadas, além de sinalização moderna e mapa informativo do local.

Para garantir o bom uso do espaço, o decreto estabelece regras de convivência e preservação. São proibidos, entre outros, o consumo de bebidas alcoólicas, o uso de aparelhos de som, a pesca e o banho no lago, a caça de animais, a realização de piqueniques e qualquer atividade que cause impacto ambiental.

É permitida a realização de atividades ou práticas esportivas no lago que sejam promovidas, organizadas ou oficialmente apoiadas pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida, como as aulas de caiaque polo ofertadas pela Prefeitura de Guararema.

O acesso de animais é permitido, desde que conduzidos com guia. Já no caso de animais de grande porte ou potencialmente agressivos, com coleira, enforcador e focinheira.

O playground pode ser utilizado por crianças de até 10 anos, acompanhadas pelos responsáveis, com altura máxima de 1,30 metro para uso dos brinquedos. Também é proibido consumir alimentos ou bebidas durante a permanência no local.

O decreto prevê ainda que o Parque do Lago poderá receber, mediante autorização prévia, eventos esportivos, culturais, educacionais e ambientais, desde que realizados em conformidade com as normas municipais e acompanhados por servidores responsáveis.

Mais noticias

3 dicas para fazer uma redação nota máxima no Enem em 30 minutos

10 motivos para incluir a corrida na rotina

Ministro Luiz Fux pede para deixar Primeira Turma do Supremo

Veja Também