Diário Logo

Notizia Logo

Santa Isabel decreta situação de emergência e alerta epidemiológico 

Caso de óbito está sendo investigado no município; até o momento, foram confirmados 321 testes positivos

22 de março de 2024

Decreto considerou ainda a necessidade de intensificar a mobilização da população para o combate à infestação do mosquito Aedes aegypti | Divulgação.

Reportagem de: O Diário

A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, decretou  na manhã desta sexta-feira (22/03) situação de emergência e alerta por conta da epidemia de dengue. A medida levou em conta o alto número de notificações dos serviços de saúde para quadros clínicos da doença, conforme dados epidemiológicos da pasta.  No município, até ontem (21/03) foram registradas 1.170 notificações, das quais, 321 positivas, 492 em investigação e 357 descartadas. Um caso de óbito suspeito está em investigação.

O decreto considerou ainda a necessidade de intensificar a mobilização da população para o combate à infestação do mosquito Aedes aegypti e as condições climáticas atuais, que propiciam condições que favorecem a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Dados oficiais do município dão conta que em 2023 – durante todo o ano – foram registrados 175 casos suspeitos de Dengue e 28 foram confirmados, sem registro de mortes pela doença. Os números já alcançados nos três primeiros meses de 2024 já representam um aumento exponencial de ocorrências, com relação ao ano passado.

No Alto Tietê, Santa Isabel é o quarto município a decretar Estado de Emergência por conta do aumento no número de casos. Suzano, Guararema e Mogi das Cruzes também já publicaram decreto pela mesma razão.

Veja Também