Diário Logo

Santa Isabel registra aumento no número de incêndios e decreta situação de emergência

Devido ao aumento no número de incêndios nas últimas duas semanas, prefeitura decreta situação de emergência

26 de setembro de 2024

Queimada registrada na região central de Santa Isabel na semana passada | Defesa Civil de Santa Isabel.

Reportagem de: Vitor Gianluca

A Prefeitura de Santa Isabel decreta situação de emergência por causa do número de incêndios florestais, nesta quarta-feira (25/09). O decreto publicado no Boletim Oficial Municipal é válido por 180 dias e foi publicado após o agravamento da situação nas últimas duas semanas.

Segundo a determinação, “o período de seca contribui para a proliferação de incêndios florestais de grandes proporções, que se alastram rapidamente devido à baixa umidade do ar e à grande quantidade de material combustível disponível, causando a destruição da vegetação nativa, perda da biodiversidade, emissão de gases poluentes, dentre outros”.

O decreto ressalta que levou em consideração também o Relatório Técnico n° 048/2024 do Departamento de Proteção e Defesa Civil do município, que reconhece a situação de emergência em virtude dos eventos adversos referentes à estiagem, seca, incêndios em parques, áreas de proteção ambiental e áreas de preservação permanente nacionais, estaduais ou municipais, com reflexo na qualidade do ar.

Em setembro, as regiões mais afetadas, de acordo com a prefeitura, região central, Monte Negro, Ouro Fino e Parque do Itaberaba. Nesta quinta-feira (26/09), foi registrado em vídeo mais um foco de incêndio no Parque Itaberaba, em Santa Isabel. A região foi devastada pelas chamas e atingiu uma grande área de vegetação. Confira o vídeo abaixo:

O decreto é válido pelos próximos 180 dias e foi assinado pelo atual prefeito de Santa Isabel, Carlos Augusto Chinchilla Alfonzo (PODE); pela Secretária de Assuntos Jurídicos, Noely de Souza Costa; e, pelo João Victor Ribeiro Buosi, atual Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agropecuário.

Veja Também