Agosto Verde: entenda a importância da Primeira Infância e conheça a campanha
Campanha ressalta importância dos primeiros anos de vida de toda criança e marca mobilização nacional pelos direitos dos pequenos
02/08/2025 11h37, Atualizado há 2 meses

Primeira Infância é a fase mais rica do desenvolvimento | Divulgação/Governo Federal
Além de comemorações regionais e sazonais espalhadas pelo país, o mês de agosto também é marcado pela campanha do Agosto Verde, o Mês da Primeira Infância. A iniciativa, que começou oficialmente na sexta-feira (1), visa mobilizar a sociedade e os órgãos públicos sobre o tema.
Em Mogi das Cruzes, por exemplo, a prefeitura agendou o evento de abertura da campanha para a próxima segunda-feira (4). A partir daí, a cidade deve receber ações e palestras sobre o tema para conscientizar, tanto os agentes do poder público quanto os moradores, da importância da Primeira Infância (leia mais no fim da matéria). Mas, afinal, do que se trata isso?
- Assista conteúdos exclusivos de O Diário no TikTok
- Faça parte do canal de O Diário no WhatsApp
- Acompanhe O Diário no Instagram e fique por dentro de tudo em tempo real.
Antes de explicar a origem da campanha, é necessário entender a que ela se refere. A Primeira Infância corresponde ao período de 0 a 6 anos e é considerada uma fase prioritária para o desenvolvimento humano. Ela foi definida pela Lei nº 13.257/2016, o Marco Legal da Primeira Infância, que também orienta a formulação de políticas públicas integradas entre Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Meio Ambiente.
“É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado”, explica uma publicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A ideia, portanto, é reforçar a importância de um cuidado multidisciplinar nos primeiros anos de vida para garantir um desenvolvimento integral da criança.
Com isso em mente, foi instituído, então, o Mês da Primeira Infância. Elaborado pela Lei nº 14.617/2023, o mês de agosto passou a ser o período oficial para que ações promovendo a conscientização e valorização da Primeira Infância fossem adotadas em todo o país – como é o caso de Mogi.
“A Primeira Infância é para a vida toda. É o momento mais decisivo para que a criança atinja o seu pleno potencial. […] O Agosto Verde é um chamado coletivo para sensibilizarmos a sociedade e renovarmos a responsabilidade no cuidado de cada criança. Uma cidade que é boa para as crianças, é uma cidade boa para todos”, afirma o coordenador da Primeira Infância de Mogi das Cruzes, Claudio Rodrigues.
A escolha do mês, vale destacar, foi baseada no Dia da Infância, que é celebrado em 24 de agosto, data que serve de marco simbólico na mobilização nacional pelo direito das crianças pequenas.
Primeira Infância em Mogi
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, realizará na próxima segunda-feira, às 9h e às 14h, no Cemforpe, a abertura oficial do “Agosto Verde” na cidade.
O evento deve reunir profissionais da Educação e Saúde, autoridades e parceiros institucionais, em um movimento intersetorial de valorização da infância e fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.
A programação no dia 04 inclui ainda palestras e momentos formativos com participação de especialistas convidados. A abertura terá como palestrante a professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, que abordará o desenvolvimento integral na Primeira Infância com ênfase na promoção de uma cultura de paz, no fortalecimento dos vínculos e no papel dos adultos no cuidado e na escuta das crianças.