Diário Logo

Encontre o que você procura!

Digite o que procura e explore entre todas nossas notícias.

Agosto Verde: entenda a importância da Primeira Infância e conheça a campanha

Campanha ressalta importância dos primeiros anos de vida de toda criança e marca mobilização nacional pelos direitos dos pequenos

Por Fabricio Mello
02/08/2025 11h37, Atualizado há 2 meses

Primeira Infância é a fase mais rica do desenvolvimento | Divulgação/Governo Federal

Além de comemorações regionais e sazonais espalhadas pelo país, o mês de agosto também é marcado pela campanha do Agosto Verde, o Mês da Primeira Infância. A iniciativa, que começou oficialmente na sexta-feira (1), visa mobilizar a sociedade e os órgãos públicos sobre o tema.

Em Mogi das Cruzes, por exemplo, a prefeitura agendou o evento de abertura da campanha para a próxima segunda-feira (4). A partir daí, a cidade deve receber ações e palestras sobre o tema para conscientizar, tanto os agentes do poder público quanto os moradores, da importância da Primeira Infância (leia mais no fim da matéria). Mas, afinal, do que se trata isso?

Antes de explicar a origem da campanha, é necessário entender a que ela se refere. A Primeira Infância corresponde ao período de 0 a 6 anos e é considerada uma fase prioritária para o desenvolvimento humano. Ela foi definida pela Lei nº 13.257/2016, o Marco Legal da Primeira Infância, que também orienta a formulação de políticas públicas integradas entre Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Meio Ambiente.

“É nessa fase, chamada primeira infância, que o cérebro mais se desenvolve em termos estruturais. São os anos mais ricos para o aprendizado”, explica uma publicação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

A ideia, portanto, é reforçar a importância de um cuidado multidisciplinar nos primeiros anos de vida para garantir um desenvolvimento integral da criança.

Com isso em mente, foi instituído, então, o Mês da Primeira Infância. Elaborado pela Lei nº 14.617/2023, o mês de agosto passou a ser o período oficial para que ações promovendo a conscientização e valorização da Primeira Infância fossem adotadas em todo o país – como é o caso de Mogi.

“A Primeira Infância é para a vida toda. É o momento mais decisivo para que a criança atinja o seu pleno potencial. […] O Agosto Verde é um chamado coletivo para sensibilizarmos a sociedade e renovarmos a responsabilidade no cuidado de cada criança. Uma cidade que é boa para as crianças, é uma cidade boa para todos”, afirma o coordenador da Primeira Infância de Mogi das Cruzes, Claudio Rodrigues.

A escolha do mês, vale destacar, foi baseada no Dia da Infância, que é celebrado em 24 de agosto, data que serve de marco simbólico na mobilização nacional pelo direito das crianças pequenas.

Primeira Infância em Mogi

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria Especial da Primeira Infância, realizará na próxima segunda-feira, às 9h e às 14h, no Cemforpe, a abertura oficial do “Agosto Verde” na cidade.

O evento deve reunir profissionais da Educação e Saúde, autoridades e parceiros institucionais, em um movimento intersetorial de valorização da infância e fortalecimento de políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos.

A programação no dia 04 inclui ainda palestras e momentos formativos com participação de especialistas convidados. A abertura terá como palestrante a professora Vasti Marques, da Fundação Van Leer, que abordará o desenvolvimento integral na Primeira Infância com ênfase na promoção de uma cultura de paz, no fortalecimento dos vínculos e no papel dos adultos no cuidado e na escuta das crianças. 

Mais noticias

4 decretos para atrair dinheiro e prosperidade

4 lanches proteicos com amendoim para melhorar o ganho de massa muscular

Veja por que não é seguro guardar remédios fora da embalagem original

Veja Também