Vídeo: Queda de avião em Vinhedo deixa 61 mortos
Prefeitura de Vinhedo informou que não há sobreviventes
Imagem mostra local da queda do avião | Claudia Vitorino/ Arquivo pessoal.
Reportagem de: Vitor Gianluca
Um avião caiu com 61 pessoas a bordo por volta das 13h30 desta sexta-feira (9), em um condomínio no bairro de Capela, em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave saiu da cidade Cascavel, do Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo. Não há sobreviventes. O número de vítimas informado no primeiro momento era de 62, porém a empresa informou no final da tarde que haviam 61 pessoas a bordo do avião.
A aeronave era propriedade da empresa VOEPASS e se trata de um modelo ATR-72, que tem capacidade para 68 passageiros. A companhia confirmou às 17h20, desta sexta (9), que no momento da queda haviam 57 passageiros e quatro tripulantes, somando 61 ao todo. O Corpo de Bombeiros conseguiu conter as chamas no local, porém a prefeitura de Vinhedo confirmou a morte de todos os passageiros.
Os corpos das vítimas estão sendo levados para o IML de Campinas para os procedimentos legais. Segundo a prefeitura de Vinhedo, o objetivo maior, desde o início, foi o de garantir a segurança de todos no local e o atendimento a possíveis vítimas, com a Santa Casa de Vinhedo, Santa Casa de Valinhos e Hospital Galileo preparados para oferecer todo o suporte.
A administração também diz estar em contato com a Prefeitura de Cascavel, oferecendo assistência e informações às autoridades, empresa e familiares das vítimas. Para ampliar o suporte, foi montada uma Central de Apoio às Famílias das Vítimas na sede do Programa Quero Vida que funcionará 24h. “Neste momento de profunda dor, expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias e amigos das vítimas” diz em nota.
- Clique e receba notícias de O Diário por WhatsApp.
- Inscreva-se e acesse conteúdos de O Diário no YouTube.
Atualização
Em boletim emitido às 16h15, o governador Tarcísio de Freitas anunciou a criação de um gabinete de crise em Vinhedo para o suporte das equipes mobilizadas na ocorrência do acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido no início da tarde desta sexta-feira (9). O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, e os comandantes das forças de segurança do estado e da Defesa Civil estão no município para auxiliar no trabalho. Além das equipes estaduais, também compõe o gabinete de crise o Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Governo do Estado do Paraná e profissionais de assistência social.
Um posto de comando avançado foi montado a aproximadamente 100 metros da ocorrência. O combate às chamas do local da queda foi finalizado. O Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo (IMESC) também vai auxiliar na identificação dos corpos.
O Instituto Médico Legal (IML) de Campinas está sendo preparado para recepção e identificação das vítimas.
Nota da VOEPASS
“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.
A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.
A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores”, diz em nota.
Vídeo
Confira um dos vídeos gravados no momento da queda, compartilhado nas redes sociais.
Esta reportagem está em atualização