Diário Logo

O Diário Logo

Bombeiros de SP ganham prêmio por resgate do cavalo Caramelo no Rio Grande do Sul

Animal ficou ilhado no telhado de uma casa por quatro dias, até receber resgate

22 de maio de 2024

Imagem do Cavalo Caramelo antes do resgate | Reprodução/Redes Sociais.

Reportagem de: Vitor Gianluca

O Corpo de Bombeiros de São Paulo foi homenageado pelo resgate do cavalo Caramelo, realizado em Canoas, no Rio Grande do Sul, no dia 9 de maio. O prêmio, anunciado na terça-feira (21), é da organização não governamental Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais (Peta).

“Fico muito feliz, honrado e orgulhoso por esse reconhecimento, que veio coroar todo o trabalho do Corpo de Bombeiros de São Paulo que resgatou vários animais anônimos no Sul, representados pelo cavalo Caramelo. Foi um resgate difícil, muito técnico, mas com a ajuda da equipe e de veterinários voluntários do estado deu tudo certo”, disse o capitão Franco, do Corpo de Bombeiros de SP.

O cavalo Caramelo foi resgatado após ficar ilhado no telhado de uma residência por quatro dias. A região foi tomada pelas enchentes que atingiram o estado gaúcho. As equipes dos Bombeiros de São Paulo, que estavam no Sul em apoio às vítimas das chuvas, planejaram uma força-tarefa para resgatar o animal, que comoveu o país pela situação debilitada.

Bombeiros de SP durante o resgate do animal | Divulgação/SSP.

Na ocorrência, os bombeiros contaram com o apoio de veterinários voluntários paulistas, que fizeram parte do resgate. A operação envolveu mais de dez profissionais. O animal precisou ser sedado para ser retirado em segurança em um bote.

“O Caramelo provavelmente teria morrido naquela enchente terrível se não fosse pelos atos heroicos desses corajosos bombeiros”, informou a diretora da Peta Latino, Alicia Aguayo, à SSP. “A Peta encoraja a todos para que se inspirem nos que resgataram o Caramelo e ajam imediatamente quando se depararem com um animal necessitado”.

Veja Também